quarta-feira, 20 de maio de 2009

Curiosidades Curiosissimas 021 - A Verdadeira Kitty Pryde !

441px × 363px


E ai, meus caros, algum dia em vossas vidas vocês viram ou conheceram a simpática senhora que está sorrindo na foto abaixo?

Não? Talvez? Vamos deixar de lero-lero e chegar nos finalmentes... O nome dessa senhora é Katherine "Kitty" Pryde. Aí, espertos como vocês são, vossas mentes serão tomadas pela seguinte questão: essa mulher tem alguma coisa a ver com Kitty Pryde, a jovem mutante desmaterializadora dos X-Men? A resposta é... Sim! Por favor, nos permitam contar a história por trás da criação de Kitty Pryde.

Em 1973 o desenhista e roteirista John Byrne (sobre quem já falei aqui, aqui e aqui) estudava na Alberta College of Art, e um fato interessante é que quando havia aulas onde os alunos deviam reproduzir modelos nus o nosso querido e eterno semi-deus-anglo-canadense ficava desenhando super-heróis! Mas isso não importa... O que realmente importa é que uma de suas colegas na escola se chamava ... Kitty Pryde! Não se sabe se foi uma tentativa de xaveco ou não, mas Byrne chegou para essa colega e disse:

Eu adoro seu nome! Quando eu virar um artista famoso na Marvel Comics prometo que vou criar uma personagem com o seu nome! Você deixa?

A jovem Pryde deu "permissão" para o seu colega usar seu nome, e após isso o Tempo passou e o Tempo voou. Byrne imigrou para os EUA e graças em grande parte ao seu trabalho em parceria com o escritor Chris Claremont no gibi dos X-Men o simpático artista se tornou um astro da indústria estadunidense de quadrinhos no final dos anos setenta. Ora, o crescente sucesso da equipe mutante fez com que o editor-chefe Jim Shooter parasse para pensar nas razões que levavam os fãs a comprar o gibi dos mutantes, e ele chegou a conclusão que o ponto forte dos X-Men era o conceito dos "jovens-super-poderosos-treinando-e-estudando-em-uma-escola". Ora, tanto Claremont quanto Byrne achavam que aquilo que dava substância para a equipe era o conceito de "mutantes-defendendo-um-mundo-que-os-odeia", o que era diametralmente oposto aquilo em que Shooter acreditava. Para não entrar em atrito com o "chefão" da Marvel Byrne sugeriu que fosse criada uma equipe secundária de X-Men, constituída apenas por adolescentes imberbes, mas que atuariam basicamente como "alunos" dentro da Mansão Xavier. Shooter rejeitou essa ideia, porém no início dos anos oitenta ela foi reaproveitada, levando a criação dos Novos Mutantes, uma equipe composta apenas por jovens super-poderosos. Porém, apesar da rejeição de Shooter, Byrne resolveu insistir com pelo menos uma personagem...

Nas horas vagas Byrne tinha desenhado uma nova integrante para os X-Men, e além de estar no início da adolescência essa personagem envergava o uniforme clássico da equipe. O desenhista definiu que a desmaterialização era o seu super-poder, e em relação a sua aparência ele se inspirou levemente em Sigourney Weaver (A estrela da série cinematográfica Alien) e em uma vizinha judia que ele teve no tempos em que ainda morava no Canadá. O desenhista levou a personagem para Claremont, que gostou dela e pretendia batizá-la com o nome de Thunderbird. Meio ridiculo, né? Foi o que Byrne achou, e de ideia em ideia ele lembrou-se do nome da sua colega nos tempos de Alberta College of Art, e assim, em Uncanny X-Men #129 Kitty Pryde foi apresentada aos leitores.

A jovem personagem foi bem recebida pelo público, e não demorou muito para ela tornar-se membro regular dos X-Men e uma das favoritas dos fãs. Por causa disso em meados de 1980 a Sra. Pryde (a verdadeira, que ganhava a vida como artista plástica) recebeu pelo correio um pacote, cheio de gibis dos X-Men e de artes originais, e que trazia uma cartinha com a seguinte mensagem:

Para Kitty, a verdadeira. Obrigado pelo uso do nome.
Assinado: John Byrne



Pois é ... A verdadeira Kitty Pryde ficou puta da vida com a homenagem! Cada vez que ela ia expor os seus quadros em alguma mostra ela era obrigada responder a nerds babões se o nome dela tinha alguma relação com a personagem da Marvel, e quando se tornou professora de artes os alunos tinham a manha de levar gibis para ela autografar! Mas, o Tempo é o senhor da Razão, e hoje a cinquentona Senhora Pryde se conformou com a fama involuntária. E o que mais ela poderia fazer, não é mesmo? Bão, no minimo ela pode dar uma olhada no blog Full of Pryde, onde são exibidas diversas artes da personagem concebidas com o objetivo de levantar fundos para o Centro de Tratamento de Hemofilia da Oregon Healh & Science University, em Portland, EUA. E tenho dito!

Fonte:
Calgary Sun
Byrne Robotics - Site Oficial de John Byrne
Wikipedia - Kitty Pryde
Omelete

Nenhum comentário: