quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curiosidades Curiosissimas 020 - Mais tarde, na Sala da Justiça...



Todas as super-equipes (mesmo as mais mequetrefes e furrecas) precisam ter um quartel-general, esconderijo, base, mocó ou boteco onde os membros se reúnem, fazem planos para derrotar os super-vilões da semana ou simplesmente jogam uma conversinha fora. Se você que está lendo esse texto tem mais de trinta anos temos certeza que pelo menos na sua memória sentimental-afetiva o mais estiloso de todos os quartéis-generais é a Sala de Justiça (Hall of Justice), uma estilosissima edificação onde os Superamigos (Super Friends) - a maior equipe de super-heróis que já pintou em qualquer animação, seja nesse ou em outros mundos - se reunia para definir qual era a melhor forma de dar um cacete na Legião do Mal (Legion of Doom). Pois é, a Sala da Justiça era linda, não era? E você - meu caro leitor que acessa esse humilde blog - sabia que a Sala da Justiça existe na vida real? Olha só que história interessante...





Localizado em Cincinnati (no estado americano de Ohio), inaugurado em 1933 e construido com forte inspiração da art decó, o Cincinnati Museum Center at Union Terminal originalmente foi concebido como uma enorme estação de passageiros de trem, porém com o declínio do transporte ferroviário o edifício passou a operar também como complexo cultural, abrigando museus, bibliotecas e teatros. Em 1967 a Hanna-Barbera (quem não conhece a Hanna-Barbera?) vendeu seu estúdio de animação para a Taft Broadcasting Co., uma corporação de mídia que por um acaso era sediada em Cincinnati. Ora, por causa dessa venda de vez em quando a rapaziada que trabalhava nos estúdios da Hanna-Barbera localizados na Califórnia era obrigada a viajar para Cincinnati para lidar com questões burocráticas, e aí... Bem, aí em 1973 a Hanna-Barbera produziu e lançou o desenho dos Superamigos, e por um tremendo "acaso" a Sala da Justiça era muito parecido com o Cincinnati Museum!





A Sala da Justiça foi concebido por Al Smuger, um profissional da Hanna-Barbera que por várias décadas trabalhou criando cenários de fundo para o estúdio. Anos após a descontinuação dos Superamigos Smuger admitiu que se inspirou na estação de trem de Cincinnati quando criou o quartel-general da super-equipe. E admitiu também que a Sala da Justiça era o terror dos animadores da Hanna-Barbera, já que não era nada fácil desenhá-lo. Podia não ser fácil desenhar o Sala da Justiça, porém uma coisa é inegável: quantos quartéis-generais no Mundo Encantado da Animação são tão legais ou bonitos quanto ele? Por aqui terminamos, e deixamos vocês com a abertura em português dos Superamigos. Até a próxima!



Fontes:
Comic Book Legends Revealed
Wikipedia - Cincinnati Museum
Wikipedia - Hall of Justice

Nenhum comentário: