domingo, 5 de outubro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 009: John Byrne, o Profeta!



Muitos o odeiam... Muitos o amam... E ninguém fica alheio a ele... Estamos falando do escritor e desenhista John Byrne, e desde que ele começou a sua carreira profissional na indústria americana de quadrinhos não foram poucas as confusões e polêmicas nas quais ele se meteu, tanto que aqui nesse blog relatamos a sua treta com o colega Marv Wolfman". Todavia, o lado "polemista" de John Byrne quase todo mundo que é fã de quadrinhos de super-heróis conhece. O que muita gente não sabe é que segundo alguns fãs radicais esse "simpático" inglês criado no Canadá e atualmente radicado nos EUA é um profeta, já que alguns fatos ocorridos em HQ's escritas ou desenhadas por ele aconteceram na vida real! Vocês duvidam? Nos acompanhem na nossa análise das "profecias" feitas por Byrne nos seus gibis e vejam se elas são realmente "válidas" ou não:


Primeira Profecia: Terremotos no Japão.


Uncanny X-Men #119


- A revista original: Uncanny X-Men #119, março de 1979.

- No Brasil: Almanaque do Hulk #09 (RGE, novembro de 1982) e Edição Histórica - X-Men Vol.1 (Mythos, 2001).

- A História: Os X-Men se encontram no Japão, e juntos com o ex-membro Solaris enfrentam o terrorista Moses Magnum, que chantageia o governo japonês provocando uma série de terremotos no arquipélago nipônico.

- O Ocorrido na Vida Real: Naquela época o Japão foi tomado por uma série de terremotos.

- O que aconteceu de fato: Realmente naquele tempo o Japão sofreu uma barbaridade com terremotos, só que a grande maioria desses abalos sísmicos ocorreu em 1978, e não em 1979, que foi o ano em que Uncanny X-Men #119 foi lançada. Dito isso, os fanzocas do Byrne exageraram "um pouco" na crença em relação aos dons proféticos do artista. Moral da história: o mais provável é que Byrne e seu parceiro Chris Claremont (com quem ele escrevia os X-Men) foram influenciados - talvez de maneira inconsciente - pelas tragédias que ocorreram na Terra do Sol Nascente quando conceberam essa aventura.

- Quer saber mais sobre o ocorrido?:
Terremotos significativos ocorridos em 1978
Terremotos significativos ocorridos em 1979


Segunda Profecia: O acidente do Ônibus Espacial Challenger.


The Man of Steel #01


- A revista original: The Man of Steel #01, outubro de 1986.

- No Brasil: Super-Homem #38 (1987, Ed. Abril); Superman: O Homem de Aço (2006, Mythos) e Coleção DC 70 Anos vol.1 (2008, Panini).

- A História: Byrne reconta a origem do Homem de Aço, definindo que o primeiro encontro entre ele e sua musa Lois Lane ocorreu durante um acidente no qual um ônibus espacial da NASA se arrebentaria na reentrada da atmosfera terrestre caso o Último Filho de Krypton não tivesse intervido de maneira decisiva para salvar a nave.

- O Ocorrido na Vida Real: Em 28 de Janeiro de 1986 o ônibus espacial Challenger estava sendo lançado para o espaço sideral quando uma pane nos seus motores causou uma explosão, que destruiu completamente a nave e levou a morte instantânea os seus sete tripulantes.

- O que aconteceu de fato: Byrne vinha trabalhando com bastante antecedência a minissérie que relançaria o Superman, ou para ser mais exato ele estava desenhando e escrevendo esse trabalho desde o final de 1985. O acidente com a Challenger foi uma tragédia que comoveu todo o povo americano, e para não dar a impressão que The Man of Steel estava tentando capitalizar alguma coisa em cima desse incidente o artista refez parte da arte e do roteiro do gibi, suavizando as situações mostradas nele. Resumindo: nesse caso John Byrne realmente "acertou" a sua previsão. Ah, uma coisinha bem óbvia: é quase líquido e certo que The Man of Steel #01 serviu de influência para a cena do filme Superman - O Retorno (um puta filmaço que alguns nerds retardados não gostam porque não tem muitas "cenas de ação") onde o Homem de Aço resgata Lois Lane de um ônibus espacial que se estatelaria no chão.

- Quer saber mais sobre o ocorrido?:
Arquivos da NASA sobre a Challenger


Terceira Profecia: A Morte da Princesa Diana.


Wonder Woman #126


- A revista original: Wonder Woman #126, agosto de 1997.

- No Brasil: inédita.

- A História: interligada com a saga Gênesis (também inédita no Brasil), essa aventura relata a morte da Mulher-Maravilha, também conhecida nos quadrinhos como Princesa Diana. Obviamente os relatos sobre a morte da heroína foram exagerados, e logo comprovou-se que ela estava vivinha da silva, como quase sempre ocorre no Mundo Encantado dos Quadrinhos.

- O Ocorrido na Vida Real: Em 31 de Agosto de 1997 a adorada e mundialmente famosa princesa inglesa Diana Spencer faleceu em um acidente automobilístico em Paris.

- O que aconteceu de fato: Isso é sinistro, muito sinistro... Wonder Woman #126 chegou as comic shops americanas na última semana de Agosto de 1997, e sua capa era a reprodução de uma primeira página de jornal cuja a manchete principal era a morte da Princesa Diana. Três dias depois do lançamento do gibi a Princesa Diana da vida real faleceu! Isso sim é uma coincidência - ou profecia, como queiram - do cacete!

- Quer saber mais sobre o ocorrido?:
Folha On-line - A Morte da Princesa Diana.


A nossa conclusão.
É óbvio que os três fatos relatados acima são antes de mais nada e acima de tudos coincidências. Coincidências trágicas, é claro, mas apenas coincidências. O próprio John Byrne fez troça dos seus supostos "dons proféticos", conforme pode ser constatado em declaração dada por ele sobre o assunto e traduzida mal e porcamente pelo blogueiro que vos fala:

Minha habilidade como profeta... seria assegurada se, é claro, nos referissemos apenas aos assuntos acima, e pulássemos todos as centenas de revistas que eu produzi que apresentavam todo tipo de catástrofe, pequenas e grandes e que não aconteceram.

É isso aí... Pelo sim, pelo não, caso algum dia eu encontre o Sr. Byrne eu inocentemente pedirei que ele me diga seis números entre zero e cinqüenta... Vai que de repente esse blogueiro acaba ganhando na Mega-Sena!

Fonte:
Comic Book Resources

Nenhum comentário: