sábado, 25 de outubro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 010 - Susie Tompkins, a sobrinha de Lois Lane!


Durante toda a sua carreira editorial o Superman foi desafiado por vilões dos mais diversos tipos. Muitos foram criados lá atrás (nos gloriosos anos quarenta e cinquenta) e perduram até hoje, e bons exemplos desse tipo de situação são o genial Lex Luthor, o supercomputador alienígena Brainiac e o travesso duende Mxyztplk, e outros acabaram sendo esquecidos e condenados ao Limbo dos Quadrinhos. Nesse simpático e agradável post iremos relembrar uma "adversária" que deu muito trabalho para o Homem de Aço na Era de Ouro do Quadrinhos Americanos, e que provavelmente não é conhecida pelos jovens leitores dos dias de hoje. Aqui, nesse instante e nesse momento relembraremos Susie Tompkins, a endiabrada e cascateira sobrinha de Lois Lane!

Susie estreou em abril de 1943 no gibi Action Comics #59, em uma história chamada Cinderella - A la Superman, na qual o pobre Clark Kent foi obrigado a bancar a babá da sobrinha de oito anos de Lois Lane. Logo de cara ficou claro que além de ser uma espoleta a sobrinha de sua colega de trabalho era dotada de uma imaginação prodigiosa, imaginação essa que geralmente se traduzia em mentiras mirabolantes que quase sempre colocavam os adultos - e em especial o Superman - em situações complicadas. No caso de Cinderella - A la Superman a personalidade da garotinha deixou o nosso herói de tal forma impressionado que, assim que foi tirar uma soneca o Último Filho de Krypton teve um estranho sonho, no qual ele reimaginava a história da Cinderela com Susie fazendo as vezes de Gata Borralheira e o Superman... Bem, o Superman simplesmente encarnava o "Fado-Madrinho"! Ah, esses gibis dos anos quarenta...

Esse primeiro encontro entre o Superman e a sobrinha de sua eterna amada foi simpático e interessante, e os personagens reencontraram-se em janeiro de 1944 na revista Action Comics #68, que trazia a aventura Superman Meets Susie (Superman conhece Susie). Mas eles não tinham se encontrado antes em Action Comics #59? Vejam, nos anos quarenta os artistas e editores de quadrinhos não davam a miníma para conceitos caros aos fãs de quadrinhos dos dias atuais, como continuidade e cronologia, e simplesmente descartaram Cinderella - A la Superman e definiram que Superman Meets Susie era de fato a primeira vez que os dois ficavam frente a frente. E nesse "primeiro encontro" do Homem de Aço com a simpática e loroteira garotinha o nosso herói descobre que talvez uma história relatada por Susie sobre pescaria de baleias nas docas de Metrópolis seja verdade!

Em meados de 1946 Superman novamente teve que encarar o fato de que as lorotas de Susie talvez fossem verdade, já que a menina se aliou a ninguém mais ninguém menos que Mxyztplk, que fez o imenso "favor" de transformar em realidade todos os devaneios da sobrinha de Lois Lane na aventura The Mxyztplk-Susie Alliance (A Aliança Mxyztplk-Susie), publicada em Superman vol.1 #40). É mole ou querem mais?

Depois de sua "aliança profana" com o duende da quinta dimensão Susie teve aparições esporádicas nos gibis do Superman, e a última história onde os dois se encontravam foi publicada em fevereiro de 1955 no gibi Superman vol.1 #95, com o título Susie's Enchanted Isle (A Ilha Encantada de Susie). Provavelmente Susie foi "botada para escanteio" porque nesse período Jimmy Olsen ("parceiro" do Homem de Aço e eterno foca do Planeta Diário) começou a ter bastante destaque (chegando inclusive a ganhar título próprio) e os artistas e editores da DC Comics decidiram que ele seria namorado da jovem Lucy Lane, a única irmã de Lois Lane. Ora, se levarmos em consideração o moralismo típico dos anos cinqüenta seria meio estranho transformar um adolescente como Jimmy Olsen em padrastro de uma menina de oito anos, não acham? Mas, para falar a verdade, essa não foi de fato a "última aparição" de Susie Tompkins.

Em 1978 a DC Comics resolveu contar como foi o casamento entre o Superman da Terra-2 (não peçam para esse blogueiro explicar o conceito de Múltiplas Terras agora!) e Lois Lane na história Superman Takes a Wife (Superman se casa), publicada em Action Comics #484, e a adorável sobrinha da Srta. Lane estava lá, prestigiando a cerimônia. Em 1980 o roteirista E. Nelson Bridwell e os artistas Kurt Schaffenberger e Joe Giella prestaram suas homenagens para a personagem em Superman Family #199, na aventura Susie's Flying Saucer (O Disco Voador de Susie), onde a menininha se envolve em lorotas relacionadas a OVNI's e alienígenas. E infelizmente depois de Susie's Flying Saucer a piralha cascateira que sempre botava o Superman nas mais estranhas situações sumiu de vez. Todavia, com a atual "moda" de resgatar antigos conceitos das Eras de Ouro e Prata esse blogueiro que vos fala não ficaria espantado se repentinamente o Homem de Aço ganhasse uma sobrinha espevitada e mentirosa! Vai que isso acontece...

Fontes:
Superman: The Complete History, livro escrito pelo pesquisador Les Daniels
Unofficial DCU Guide - bibliografia completa de Susie Tompkins

Nenhum comentário: