quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Opiniao 002 - Barack Obama, Presidente dos EUA



Esse blogueiro que vos fala além de ser um viciado em cultura quadrinistica-pop acompanha com certa regularidade as notícias políticas tanto do Brasil quanto do mundo. Ora, nunca foi a minha intenção misturar alhos com bugalhos por aqui, mesmo porque entendo um pouquinho mais de gibi do que de política, todavia um evento como o que aconteceu entre os dias 04 e 05 de novembro de 2008 merece um registro, e o evento do qual estou falando obviamente é eleição de Barack Hussein Obama, filho de um economista queniano com uma antropóloga estadunidense que desafiando um racismo que a séculos permeia os EUA acabou se tornando Presidente dos Estados Unidos.

Ora, a indústria cultural americana não ficou alheia a famosa questão "será-que-um-dia-um afro-negão será Presidente dos EUA". Obras ficcionais como o filme Impacto Profundo já mostravam o grande ator afro-americano Morgan Freeman comandando a nação mais poderosa do mundo, todavia na nada modesta opinião do blogueiro que vos fala nenhuma produto cultural estadunidense fez mais pela, digamos assim, "causa negra", que a série televisiva 24 Horas.

Entre uma tortura ali e outra acolá o agente Jack Bauer (Kiefer Sutherland) recebia ordens do Presidente David Palmer (Dennis Haysbert) , um afro-negão que emanava a aura de um Rei Arthur moderno e a serenidade e firmeza que qualquer pessoa deseja no mais alto mandatário do seu país. Sobre as razões que motivaram os idealizadores dessa série televisa a colocarem um negro no papel de Presidente dos EUA o ator Kiefer Sutherland (que também é um dos seus produtores) fez uma consideração interessante : "Eu acredito que se colocamos em uma obra fictícia um negro em um alto cargo nós fazemos com que na vida real isso se torne uma possibilidade cada vez mais real". Ora, não estamos aqui dizendo que o Obama ganhou as eleições americanas apenas por causa do 24 Horas! Longe disso! Entretanto, é possível perceber no seriado um indicador de que a mentalidade racista que sempre foi atribuída aos americanos estava mudando... E para melhor...

Além dessa mudança de mentalidade com certeza o principal elemento que favoreceu a ascenção de Barack Obama foram os desastres contínuos que a administração de George W. Bush (também conhecido como George Júnior) impingiram ao mundo. Guerras estúpidas e desnecessárias, economia em frangalhos e conservadorismo econômico e moral elevados a níveis nunca antes vistos pavimentaram o caminho para que um jovem senador de Illinois e fizeram com que a nossa amada indústria de quadrinhos se engajasse de maneira inédita no processo eleitoral de 2008. O roteirista/desenhista e editor-chefe da Image Comics Erik Larsen convocou todos os eleitores a votarem em Obama capa do gibi Savage Dragon #137, e o renomado artista Alex Ross desenhou um pôster retratando o jovem postulante a Casa Branca como um super-herói, e cujo lucro obtido com a venda da arte original foi revertido para a campanha presidencial de Obama. E pelo que se sabe quase todos os quadrinistas americanas apoiaram em peso o candidato democrata.

Muitas pessoas, mesmo aquelas que apoiavam Obama questionaram a suposta "parcialidade" da indústria americana dos quadrinhos em favor do senador democrata. Um exemplo disso foram as biografias quadrinizadas que a editora IDW Publishing lançou tanto de John McCain (candidato republicano a Casa Branca) quanto de Barack Obama. Segundo alguns críticos a biografia de McCain erra carregada de análises pouco lisonjeiras a ele, enquanto a biografia de de Obama... Bem, a biografia de Obama só faltava canonizá-lo! Sinceramente não temos uma opinião formada sobre a "parcialidade" dos quadrinhos americanos no processo eletivo daquele país, entretanto o sítio eletrônico gringo Newsarama colocou no ar um artigo interessante sobre esse tema. Quem tiver curiosidade sobre isso pode dar uma olhadinha nele aqui

Bem, se tivéssemos a intenção de discutir todas as implicações que a eleição de Barack Obama trará para os EUA e para o mundo jamais terminaríamos esse post. Como esse blogueiro que vos fala é apenas um pobre nerd-latino-americano-sem-dinheiro-no-banco, a única coisa que resta a ele é a esperança que a ascenção de Obama ao cargo de homem mais poderoso do mundo traga uma novo ânimo para todos nós, já que depois de oito anos da administração do George Júnior ânimo é tudo que precisamos! E, para finalizar de vez esse post, segue abaixo uma "profética" foto onde Obama "coincidentemente" posa como se fosse realmente o homem mais poderoso do mundo!

Nenhum comentário: