Ok, que de uns tempos para cá o Homem de Ferro praticamente virou o personagem principal da Marvel Comics todo mundo sabe... Que o Vingador Dourado é um dos heróis que mais teve uniformes diferentes no transcorrer da sua carreira editorial também é algo conhecido e sabido até pelo Mundo Mineral... O que talvez os leitores mais novos não saibam é que entre as várias versões da armadura do herói enlatado havia uma cujo capacete trazia um simpático e extremamente prático... nariz! Mas como!? Qual a explicação para esse tão esdrúxulo adereço? Bem, vamos voltar para o o comecinho dos anos setenta.
No início da década de setenta Stan Lee havia abandonado o cargo de editor-chefe da Marvel, passando a atuar junto a diretoria executiva da editora. Ora, de tempos em tempos Stan gostava de relembrar os seus dias de editor-chefe e visitava o Bullpen (apelido da Redação da Marvel), dando um ou outro pitaco nos trabalhos produzidos na editora, e justamente um desses "pitacos" gerou um mal-entendido que, no minímo foi um tanto quanto peculiar. Ora, caiu nas mãos de Stan alguns esboços de uma edição ainda não lançada do gibi do Homem de Ferro, e a visão de alguns desenhos do Vingador Dourado de perfil motivaram o "bom velhinho" a de maneira absolutamente inocente e despretensiosa a tascar o seguinte comentário:
Hum, não está faltando um nariz nesse Homem de Ferro?
Meus caros, isso foi mais do que o suficiente para o pânico se instalar de vez dentro do Bullpen! Stan Lee reparou que não havia um nariz na máscara do Homem de Ferro! Stan exigia um nariz no Homem de Ferro! A vontade de Stan precisava ser cumprida! Ora, a situação não era para tanto... O que Stan quis dizer é que a máscara do Homem de Ferro estava sendo desenhada de maneira tão justa junto ao rosto do herói que dava a impressão que ele não havia nenhum nariz debaixo dela. Tudo o que os profissionais da Marvel precisavam era fazer alguns ajustes na forma como o Vingador Dourado era desenhado, mas... Como a palavra de Stan Lee tinha o peso da Lei... Eles simplesmente entenderam que o negócio era colocar um nariz na máscara do Homem de Ferro!
O roteirista Mike Friedrich e o artista George Tuska bolaram uma história onde só para variar Tony Stark fazia um upgrade tecnológico na sua armadura. Essa foi a "deixa" para atender ao "pedido" de Stan, colocando um nariz na máscara do Homem de Ferro. Sendo assim, a nova armadura do Homem de Ferro teve sua gloriosa estréia no gibi The Invincible Iron Man #68, de junho de 1974.
Ora, a mudança não ficou restrita apenas ao gibi do Homem de Ferro. Como a marca registrada do Universo Marvel sempre foi a integração entre todos os personagens o Homem de Ferro narigudo deu o ar da graça em outras revista da editora. Vejam abaixo algumas dessas aparições:
Ora, o tempo passou e voou, até que um belo dia Stan novamente visitou o Bullpen e se deparou com as simpáticas e ostentivas narinas do Vingador Dourado. É óbvio que ele não entendeu nada, e de conversa em conversa foi descoberto o mal-entendido que deu origem ao nariz do Homem de Ferro. Graças a Deus após essa descoberta a Marvel tratou de desfazer essa bobagem, e em The Invincible Iron Man #85 o "Latinha" voltou a ostentar um visual muito mais próximo ao clássico. Resumindo tudo: por causa de um mal-entendido o Homem de Ferro ficou durante quase dois anos com um visual pra-lá-de-estranho! Essa é ou não é uma curiosidade curiosissima?
Fonte:
A Era de Bronze dos Super-Heróis
Diversions of the Groovy Kind
Nenhum comentário:
Postar um comentário