Sr. Mxyzptlk
O duende da Quinta Dimensão sempre atazana a vida do Homem de Aço desde os anos quarenta.
O Sr. Mxyzptlk foi criado em 1944 por Jerry Siegel e Joe Shuster, e fez sua estréia em setembro desse mesmo ano no gibi Superman #30. Originário da Quinta Dimensão, o simpático duende tinha poderes praticamente ilimitados, que invariavelmente usava para criar travessuras catastróficas que visavam atormentar o Homem de Aço. A única maneira de derrotar esse "vilão" era obrigá-lo a escrever ou falar seu complicado nome de trás para frente, e valendo-se de de truques e trapaças geralmente o Último Filho de Krypton conseguia banir o duende de volta para a Quinta Dimensão. Claro, como todo e qualquer personagem que surgiu a mais de cinqüenta anos atrás muita coisa mudou na caracterização do Sr. Sr. Mxyzptlk (inclusive do ponto de vista visual) , mas não vamos entrar aqui no mérito de discutir tal evolução. Isso ficará para outra ocasião.
Beyonder
O todo-poderoso Beyonder atormentou os heróis da Marvel em Guerras Secretas e Guerras Secretas II
Entidade total e praticamente onipotente, o Beyonder sempre teve curiosidade sobre a natureza humana, e decidiu testá-la confrontando heróis e vilões da Marvel na minissérie em doze partes chamada Guerras Secretas, publicada nos EUA originalmente em 1984 e recentemente relançada aqui no Brasil pela Panini. Não contente com os resultados obtidos nas Guerras Secretas o Beyonder rumou para a Terra a fim de ter um contato mais próximo com a Humanidade, e tal evento foi narrado na minissérie em nove partes Guerras Secretas II, lançada em 1985 e publicada aqui no Brasil nos gibis de linha da Editora Abril em 1990. De lá para cá o personagem teve outras aparições esporádicas nos gibis da Marvel, e a cada nova aparição uma nova (e geralmente estapafúrdia) explicação para a sua origem era dada, e como explicar tais origens é complicado pra caramba não vamos nem tentar fazê-lo.
Pois bem... Apresentados os personagens, aqueles que acessam esse blog devem estar se perguntando: o que eles tem em comum além de serem extremamente poderosos e onipotentes? Ora, eles nem pertencem ao mesmo universo ficcional! E qual a relação do John Byrne tem a ver com esses dois? Tá bom, vamos explicar logo, então...
Desde que foi criado o Beyonder causou um certo mal-estar entre os criadores da Marvel Comics. Ora, Guerras Secretas foi o grande evento da Marvel em 1984, e muita gente não gostou nada do editor-chefe Jim Shooter incumbir-se de escrever a minissérie. Afinal de contas, geralmente não pega bem em nenhum local de trabalho o chefe tomar para si um serviço que vai dar a maior grana preta para aquele que o realizá-lo, não é mesmo? Para piorar as coisas durante as reuniões onde eram discutidos os rumos editoriais que a Marvel tomaria em função de Guerras Secretas e Guerras Secretas II sempre que era posto em discussão quais seriam os limites para os poderes do Beyonder o "simpático" editor-chefe sempre respondia: "ele fará tudo aquilo que for necessário para a história!". Nessa época John Byrne trabalhava na Marvel e participava dessas reuniões, e depois de escutar essa "brilhante" declaração de Shooter ele simplesmente desabafou: Pelamordedeus... esse personagem tá parecendo o Mxyzptlk!".
Pois é, o Tempo passou, o Tempo voou e em 1986 Byrne foi trabalhar na DC Comics, tendo como tarefa principal reformular e adequar o Superman para uma nova geração de fãs. No gibi Superman #11 Byrne decidiu que deveria trazer o bom e velho Sr. Mxyzptlk de volta, mas não contente apenas com isso o semi-deus anglo-canadense decidiu "prestar uma pequena e sutil homenagem" ao seu antigo editor-chefe. Ora, assim que chegou em nossa dimensão o duende se disfarçou com um ser humano comum, cujo nome era ... Ben Deroy! Perceberam a sutileza da coisa? Não perceberam? Ora, Ben Deroy é pura e simplesmente um anagrama de ... Beyonder! Não contente com isso no transcorrer da história Lois Lane interpela Ben Deroy, perguntado de onde ele veio... A resposta de Deroy não poderia ser mais interessante: "Oh... Daqui e dali... Vamos dizer que eu vim de lá... Isso, de lá.". Para aqueles que não sabem em Inglês arcaico a expressão "de lá" poderia ser traduzida como ... "yonder"! Pois é, mais uma "piadinha" do Senhor Byrne... Mas, deixando de lado trocadilhos e anagramas, prestem atenção nas imagens abaixo:
Prestaram atenção nas imagens? Acreditem, meus queridos... Qualquer semelhança visual entre o Beyonder e o Ben Deroy não é mera coincidência! E, para aqueles que tiveram a pachorra e paciência que nos acompanhar nessa Curiosidade Curiosissíma, desejamos que o Novo Ano que se avizinha seja pleno de Saúde e realizações pessoais! Até a próxima!
Fontes:
Byrne Robotics - Site Oficial de John Byrne
Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário