Fantastic Four #03
■ Que gibi é esse? : Fantastic Four #03.
■ Quando ele foi publicado originalmente? : Em Março de 1962.
■ Esse gibi trazia ... : Uma aventura em cinco partes onde o Quarteto Fantástico encarava um vilão dotado de poderes ilusórios chamados Miracle Man.
■ Quem fez essa história? : A eterna dupla dinâmica composta por Stan Lee e Jack Kirby!
■ Por que essa edição é histórica? : Nesse gibi pela primeira vez o Quarteto Fantástico envergou o seu uniforme clássico.
■ Quem desenhou a capa publicada? : Jack Kirby.
■ E quem desenhou a capa rejeitada? : Ora bolas, Jack Kirby também!
■ Por que a capa alternativa foi rejeitada? : Segundo Evanier a capa alternativa (que mostra o Quarteto enfrentando um monstro) foi rejeitada porque Stan (que era o editor-chefe da Marvel) pretendia fazer com que o gibi da Primeira Família da Marvel ficasse o mais parecido possível com uma típica revista de super-herói. Falar isso hoje pode parecer estranho, mas no final dos anos cinquenta e início dos sessenta a principal especialidade da Marvel eram os gibis de monstros, e os dois primeiros gibis do Quarteto seguiam de perto essa tendência. Ora, se a idéia era a partir da terceira edição transformar o Quarteto em um super-grupo isso deveria ser refletido na capa, não concordam? Dito isso, a primeira capa foi rejeitada... Mas não pensem vocês que apenas uma capa foi rejeitada nesse gibi. Cliquem aqui e saibam um pouquinho mais sobre o famigerado e rejeitado Quarteto Mascarado!
Amazing Fantasy #15
■ Que gibi é esse? : Amazing Fantasy #15.
■ Quando ele foi publicado originalmente? : Em Agosto de 1962.
■ Esse gibi trazia ... : a aventura Spider-Man! (Homem-Aranha!), onde após adquirir poderes aracnídeos o jovem Peter Parker aprende uma dura lição.
■ Quem fez essa história? : O sempre genial Stan Lee a escreveu e Steve Ditko se encarregou da arte.
■ Por que essa edição é histórica? : A estreia do Homem-Aranha... Precisa dizer mais alguma coisa?
■ Quem desenhou a capa publicada? : Jack Kirby, sendo que ela foi arte-finalizada por Steve Ditko.
■ E quem desenhou a capa rejeitada? : Steve Ditko.
■ Por que a capa alternativa foi rejeitada? : Os bastidores da criação do Homem-Aranha são repletos de polêmica... Inicialmente Kirby ficou responsável pela concepção visual do herói aracnídeo, só que Stan não gostou muito dos esboços iniciais feito pelo "Rei", e repassou a tarefa para Ditko. O visual do Homem-Aranha elaborado por Ditko agradou sobremaneira Stan, que encarregou-o da tarefa de fazer a capa de Amazing Fantasy #15, só que aí... A capa feita por Ditko não agradou Stan! A solução encontrada foi repassar a Kirby a elaboração da capa, sendo que Ditko ficou responsável apenas pela arte-final da mesma, que é praticamente uma das mais famosas dos quadrinhos americanos.
Fantastic Four #52
■ Que gibi é esse? : Fantastic Four #52.
■ Quando ele foi publicado originalmente? : Em Julho de 1966.
■ Esse gibi trazia ... : a aventura The Black Panther (O Pantera Negra), onde durante uma incursão ao fictício país africano chamado Wakanda o Quarteto encara o Pantera Negra, o monarca local.
■ Quem fez essa história? : Stan "o Cara" Lee a escreveu e Jack "o Rei" Kirby a desenhou! E o maravilhoso Joe Sinnot foi responsável pela arte-final.
■ Por que essa edição é histórica? : Esse gibi traz a estreia do Pantera Negra, o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos.
■ Quem desenhou a capa publicada? : Jack Kirby.
■ E quem desenhou a capa rejeitada? : Jack Kirby, é claro!
■ Por que a capa alternativa foi rejeitada? : Várias versões dessa capa foram elaboradas, e tudo indica que a capa publicada foi escolhida por razões puramente estéticas. E convenhamos: a capa escolhida é realmente muito mais bonita, misteriosa e elegante que a capa alternativa, não é mesmo?
X-Men #56
■ Que gibi é esse? : X-Men #56.
■ Quando ele foi publicado originalmente? : Em Maio de 1969.
■ Esse gibi trazia ... : a aventura What is the... The Power? (O que é... O Poder?), onde os antigos X-Men enfrentam o mutante egipcio conhecido como Monolito Vivo.
■ Quem fez essa história? : Roy Thomas escreveu o roteiro, enquanto Neal Adams e Tom Palmer a desenharam.
■ Por que essa edição é histórica? : Esse gibi marca o início da curta e histórica passagem do genial desenhista Neal Adams pelo título dos mutantes da Marvel.
■ Quem desenhou a capa publicada? : Neal Adams.
■ E quem desenhou a capa rejeitada? : Precisamos realmente falar que Neal Adams também desenhou a capa rejeitada?
■ Por que a capa alternativa foi rejeitada? : Aparentemente no final dos anos sessenta o gibi dos X-Men estava caindo pelas tabelas, quase sendo cancelado. Querendo dar "uma sacudida" visual no título Adams concebeu uma capa fora dos padrões habituais para a época, onde os mutantes aparecem crucificados no logotipo da revista. De cara o Martin Goodman (o chefão da Marvel nesse período) vetou essa capa, já que na cabeça dele era um despropósito o logotipo do gibi aparecer encoberto! Dito isso, Adams a refez, mas teimoso do jeito que era o genial artista ainda assim desenhou algo um pouquinho diferente do usual, já que na capa publicada o vilão esmaga com suas mãos o logotipo. Hoje tal capa é considerada uma das mais clássicas já lançadas no mercado americano de quadrinhos, e até o roteirista/desenhista John Byrne prestou homenagem a ela durante a sua passagem pelo gibi dos mutantes, e quem quiser ver tal homenagem pode clicar aqui.
É isso aqui, meus queridos... Evanier relacionou e contou a história de cerca de dezesseis capas rejeitadas, porém como o espaço por aqui e o meu tempo são curtos eu postei aqui apenas quatro dessas histórias. Clique aqui para saber mais sobre outras capas rejeitadas da Marvel, e continue nos acessando para saber mais curiosidades curiosissimas dos quadrinhos!
Fonte:
POV Online - Site Oficial de Mark Evanier
Nenhum comentário:
Postar um comentário