domingo, 7 de setembro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 004

O Quarteto Mascarado!



Em novembro de 1961 Stan Lee e Jack Kirby apresentaram ao mundo o gibi Fantastic Four, que trazia uma super-equipe de heróis homônima que adquiriu seus poderes graças a uma exposição acidental a raios cósmicos durante uma viagem espacial. Apesar dos super-poderes em suas duas primeiras edições o Quarteto não se trajava com as fantasias típicas de super-heróis, e há uma boa razão para isso: acreditem se quiserem ou não nessa época todos os gibis da Marvel eram distribuídos pela DC Comics! Naquele tempo a DC tinha uns dos melhores esquemas de distribuição de revistas dos EUA, e diversas editoras menores -- inclusive de quadrinhos -- se valiam dos seus serviços. Como a DC Comics praticamente detinha o monopólio sobre o mercado de gibis de super-heróis sutilmente todas as editoras menores que distribuíam suas revistas através da DC eram desestimuladas a investir nesse filão. Como a Marvel estava longe de ser uma potência editorial e nos anos cinquenta e início dos sessenta ela basicamente era especializada em publicar gibis de monstros, fantasia ou sci-fi Stan e Jack seguiram a política de "não-publicar-gibis-de-super-heróis", fazendo com que em suas duas primeiras edições o Quarteto ficasse mais parecido com um time de exploradores do que com uma equipe de super-heróis.


Isso não durou muito, e em Fantastic Four #03 a equipe criada por Stan e Jack assumiu ares mais super-heroisticos, ganhando um uniforme azul com detalhes negros e um grande número "4" estampado no peito. Simples e eficiente, esse traje até hoje é considerado um dos melhores que já surgiram nos quadrinhos, só que o que muitos fãs não sabem é que os simpáticos heróis quase tiveram um outro uniforme!

Durante a elaboração de Fantastic Four #03 Jack Kirby concebeu um traje muito parecido com aquele que conhecemos hoje, sendo que essa visão do traje ao invés do "4" trazia um duplo F no peito e os comandados de Reed Richards envergavam charmosissímas máscaras. Quem descobriu esse fato foi o pesquisador e artista Greg Theakston, e infelizmente esse blogueiro que vos fala não sabe quais foram as razões que levaram Stan e Jack a optar pelos trajes desprovidos de máscaras. O que esse blogueiro sabe é que o Quarteto deu muita sorte em não ter que vestir as tais máscaras, já que elas eram um tanto quanto rídiculas! Vejam abaixo em preto e branco as imagens que Theakston resgatou do passado e façam a comparação com as mesmas imagens coloridas que foram originalmente publicadas em Fantastic Four #03:

A Garota Invisível apresenta para o Senhor Fantástico e Coisa o uniforme concebido por ela.

O Senhor Fantástico e o Coisa vestem os uniformes pela primeira vez. O capacete vestido pelo Coisa apareceria outras vezes durante a carreira editorial do Quarteto.

Nesse quadro fica mais visível a diferença entre as duas versões do uniforme. Reparem no duplo F no peito do Sr. Fantástico.

Essa é ou não é uma curiosidade curiosissíma dos quadrinhos?

Fonte:
Comic Book Resources

Nenhum comentário: