sábado, 27 de setembro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 007: A Carreira Musical do Homem-Aranha!


É absolutamente comum super-heróis dos quadrinhos migrarem para outras mídias, como o cinema, desenhos animados televisivos e até mesmo literatura. Também é comum músicos comporem músicas em homenagem ou que fazem algum tipo de referência aos heróis quadrinisticos, e bons exemplos disso são a e bons exemplos disso são a Sunshine Superman do roqueiro inglês sessentista Donovan e Homem-Aranha, do cantor brasileiro Jorge Vercilo. O que não é muito comum são os nossos amados personagens ganharem LP's totalmente dedicados à eles, e foi justamente isso que aconteceu com o Homem-Aranha! Não, não estamos falando aqui de trilhas sonoras de algum desenho animado, seriado ou filme, estamos falando de álbuns conceituais que foram escritos tendo como tema o bom e velho Escalador de Paredes ou, para ser mais exato, estamos falando de versões fonográficas das histórias do Cabeça-de-Teia!

A primeira versão fonográfica das aventuras do Homem-Aranha foi lançada em 1972 pela Buddah Records e tinha o sugestivo nome de Spider-Man: From Beyond the Grave, que poderia ser traduzido como Homem-Aranha: Além da Sepultura. Subtitulado como "A Rockomic" (Quadrinho Rock!?), esse álbum trazia uma áudio-novela entremeada por canções pop-rock compostas pelo produtor Stephen Lemberg e gravadas pelo grupo músical de estúdio Webspinners, e a seu objetivo era narrar uma história completa do Cabeça-de-Teia. Na tal história narrada no disco a Tia May é seqüestrada pelo Rei do Crime, e o Homem-Aranha tem que cortar um dobrado para salvá-la, contando inclusive com a improvável ajuda do Dr. Estranho! Demais, né? Para deixar tudo muito mais interessante a pessoa que comprasse o álbum ganhava de presente um encarte que trazia uma história em quadrinhos desenhada por John Romita Sr. e sem letras, para que os "leitores" pudessem acompanhar a aventura do herói aracnídeo enquanto o disco rodava na vitrola. Aliás, a capa e contra-capa do álbum foram também desenhadas por Romita Sr.





Recentemente From Beyond the Grave foi relançada oficialmente em formato .mp3, e é possível comprar as músicas desse disco no site CDBaby, e quem não tiver grana para adquirir essas gravações poder ter uma pequena amostra grátis delas no site TradeBit. Mas não pensem que a "carreira musical" do Aranha acabou por aí!

Em 1975 a LifeSong Records em parceria com a Marvel Comics botou nas prateleiras o álbum Spider-Man: Rock Reflections of a Superhero (Reflexões roqueiras de um Super-Herói !?). Praticamente uma ópera-rock em um estilo semelhante ao de Hair e Rock Horror Picture Show, o disco trazia canções de estilos musicais variados e ao contrário do seu antecessor ele era, digamos assim, ligeiramente mais pretensioso. Logo de cara tal pretensão pode ser vista na bela capa do disco, novamente desenhada por Romita Sr, que mostra Peter Parker em frente a um espelho na velha pose "eu-largo-ou-não-largo-a-vida-de-Homem-Aranha" e se extende pelas temas musicais registrados no álbum, que visam demonstrar os diversos estados emocionais pelos quais o nosso atormentado herói passou no transcorrer da sua carreira. Mais existencialista impossivel, não acham? Todavia o grande charme do disco são as faixas que narram a vida do Homem-Aranha, gravadas por ninguém mais ninguém menos que Stan Lee, que pelo visto caprichou na impostação shakesperiana a fim de dar um tom mais "dramático" para os percalços do Escalador de Paredes.






Diversos músicos de estúdio participaram das gravações desse álbum, entre eles os ainda-não famosos-na-época David Sanborn (renomado saxofonista jazzistico) e o cantor Barry Manillow (especialista em canções água-com-açucar), que apenas tocou piano no disco. O álbum não foi exatamente aquilo que poderíamos chamar de "sucesso", mas pelo visto muita gente gostou dele tanto que em 2000 ele foi relançado no formato CD. É relativamente fácil encontrá-lo em sites americanos de compra on-line, e aqueles que tiverem algum tipo de curiosidade sobre as músicas do disco e sobre as narrações do Stan Lee podem ouvir trecho das mesmas no site EMusic. Infelizmente este blogueiro que vos fala não sabe se esses álbuns algum dia foram lançados no Brasil, mas ele sabe uma coisinha: o Homem-Aranha não foi o único herói que "tentou" a sorte no mercado fonográfico! Entretanto, isso é assunto para outro post...

Fonte:
Wikipedia

Um comentário:

Unknown disse...

belissimo post.. esse eu ainda nao tinha visto.. um q com certeza vc conhece é o do Joe Satriani com a capa do Surfista Prateado.

Até mais, grande abraço