Black Power! O Capitão Marvel Negro!
Em 1985 a DC Comics estava reestruturando todo o seu Universo, e novas origens para os seu velhos personagens foram boladas. John Byrne ficou encarregado de recriar o Super-Homem; um Batman mais sombrio e antenado com os anos oitenta foi relançado por Frank Miller e George Pérez deu uma nova cara para a Mulher-Maravilha. Todos esses heróis são personagens clássicos e conhecidos até por quem não lê gibis, não é mesmo? Havia outro super-herói com com as mesmas características, e esse herói era o Capitão Marvel, também conhecido como Shazam.
A DC Comics adquiriu os direitos do personagem nos anos setenta, e chegou inclusive a lançar uma série mensal com ele nesse período, série essa que rapidamente foi cancelada devido as baixas vendas, o que acabou deixando-o "de molho" por um bom tempo. A onda de reformulações super-heróisticas empreendidas pela DC nos anos oitenta parecia ser o momento propício para dar uma chance ao menino que virava um adulto super-poderoso. Todavia, haviam alguns problemas...
Após o encerramento das atividades da Fawcett Comics (editora que originalmente o personagem) nos anos cinquenta o Capitão Marvel ficou muito tempo sem ser publicado. Espertamente, nos anos sessenta a Marvel Comics registrou para si a marca "Capitão Marvel", chegando inclusive a lançar um herói alienígena com o mesmo nome. Tal registro praticamente impediu a DC Comics de usar a expressão "Capitão Marvel" na capa de qualquer gibi que trouxesse o herói. Diante dessa situação, o escritor/editor Roy Thomas propôs uma solução atípica e de certa forma até interessante...
E se o personagem fosse relançado com um novo nome, tipo, Captain Thunder (Capitão Trovão)? E se, ao invés de ser um típico jovenzinho classe-média estadunidense ele fosse um afro-americano? Thomas elaborou essa proposta junto com o desenhista Don Newton, e ela foi seriamente considerada pela cúpula editorial da DC Comics, que no final das contas a rejeitou, preferindo o formato clássico do personagem, que foi reintroduzido no Universo DC na minissérie Lendas e em uma minissérie-solo, lançada em 1987 nos States e inédita no Brasil.
Muito provavelmente a cúpula da DC Comics rejeitou a proposta de Thomas porque entendeu que ela era muito afastada da versão original do personagem, que bem ou mal ainda tinha muita fama. Mas que o Shazam quase virou negro, ah, quase virou mesmo! E isso é ou não é uma curiosidade curiosíssima?
Fonte:
Comic Book Resources
3 comentários:
Interessante! Outro Capitão Marvel black power como eu?
Mas a melhor fase das histórias do Capitão é a da Fawcett mesmo. A DC nunca conseguiu o mesmo sucesso...
Pois é, meu caro... A coisa só não foi para frente por que a DC achou que o personagem ficaria muito diferente daquilo que ele sempre foi... Ah, obrigado pela visita!
Obrigado pela informação
Postar um comentário