sábado, 17 de janeiro de 2009

Review 003 - Palestina, de Joe Sacco




Pois é, meus amigos... No exato instante em que vocês acessam este blog está rolando mais um capítulo do aparentemente eterno confronto entre Israel e o povo palestino. Eu já falei de maneira indireta sobre o assunto aqui, e para ser sincero com vocês não pretendia entrar em nenhuma discussão sobre a guerra (ou seria matança generalizada e indiscriminada?) que está acontecendo na Faixa de Gaza, já que o objetivo desse blog é apenas tocar em assuntos leves e divertidos relacionados a cultura pop em geral e aos quadrinhos em particular. Mas... Todavia... Porém... É impossível ficar indiferente a carnificina perpetrada pelo estado israelense contra o povo palestino, e isso é razão mais do que suficente para que eu comente aqui duas obras em quadrinhos fundamentais para aqueles que querem entender esse conflito que se arrasta por sessenta anos: Palestina - Uma nação ocupada e Palestina - Na Faixa de Gaza, ambas escritas e desenhadas pelo jornalista Joe Sacco e lançadas aqui no Brasil pela recém-vendida Conrad Editora.

Nascido em Malta e naturalizado americano, o jornalista Joe Sacco começou sua carreira nos quadrinhos independentes dos EUA nos anos oitenta, e a razão do seu sucesso foi a elaboração de "reportagens em quadrinhos", ou seja, ao invés de fazer um reportagens no formato escrito ou audio-visual o artista optou por fazer seus artigos no formato quadrinistico. Viajando pelo mundo e cobrindo vários conflitos, em 1991 Sacco visitou Israel e os territórios palestinos ocupados, e nessa época as expectivas em torno da resolução do conflito eram não eram exatamente as melhores possíveis. Dentro desse contexto o jornalista caminhou pela Cisjordânia e pela Faixa de Gaza, e após esse contato direto com o povo local ele relatou nas duas obras citadas acima a triste situação vivida pelos palestinos nesses territórios, situação essa composta por colonos israelenses belicosos, prisões e execuções arbritárias, torturas, opressão militar e confisco de terras. Tal relato sobre o conflito não seria completo se Sacco não colhesse opiniões do lado de Israel, e quando faz isso brilhantemente ele expõe o grande dilema/contradição que acomete vários israelenses: ninguém quer lutar contra os palestinos para sempre, a guerra é uma coisa ruim, mas devolver terras e fazer concessões para os palestinos? Impossível! E após isso o leitor se pergunta: há uma solucão possível para esse conflito?

Além do detalhismo nas informações apresentadas outro ponto que chama atenção nas duas graphic novels é o estilo artístico de Sacco: oriundo das HQ's underground americanas, o jornalista não nega suas origens artisticas, o que faz com que os desenhos de Palestina e Palestina- Na Faixa de Gaza estejam bem longe daquilo que considerariamos "realista" ou "bonitinho". Em principio tal característica deveria atrapalhar a narrativa, só que acontece justamente o contrário, já que o traço sujo e deformado de Sacco acaba reforçando a angústia do povo palestino e os dilemas israelenses. Resumindo tudo repetindo o que já foi repetido aqui: para quem quiser entender o conflito Palestina-Israel as graphic novels Palestina - Uma nação ocupada e Palestina - Na Faixa de Gaza são duas obras obrigatórias.


Fontes:
Palestina - Uma nação ocupada - Conrad Editora
Palestina - Na Faixa de Gaza - Conrad Editora

2 comentários:

Anônimo disse...

Joe Sacco é sensacional.
Eu tenho essa revista... a arte é de um detalhismo de rachuras impressionante

Vou comprar outra obras dele

Claudio Basilio disse...

Sem dúvida alguma Sacco é um artista instigante... Recomendo que você compre Area de Segurança Goradzade.