quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Curiosidades Curiosissimas 014 - O que há em comum entre os Guardiões do Universo e um Primeiro-Ministro israelense?



Os fãs que lêem ou leram as aventuras do Lanterna Verde certamente conhecem os Os Guardiões do Universo, uma raça imortal que, imbuída do desejo de trazer paz e ordem ao Cosmo criou a Tropa dos Lanternas Verdes uma força policial que busca combater o mal e a injustiça em todos os cantos do Universo. O que talvez esses fãs não saibam é que os anõezinhos azuis tiveram sua aparência inspirada em um famoso político israelense! Mas que político é esse? Melhor explicarmos...


Nascido em uma comunidade judaica na Polônia em 1886, desde cedo o anti-semitismo marcou a vida de David Ben Gurion, que chocado com a violência sofrida pelos judeus no Leste Europeu ainda jovem decidiu militar no movimento sionista, movimento esse que pregava a volta dos judeus de todo o mundo para a sua terra de origem, no caso a antiga Judéia. Esse militância fez com que Gurion se transformasse em uma figura-chave nas lutas que em 1948 redundaram no nascimento do estado de Israel, e assim que o jovem estado nasceu ele se tornou o seu primeiro cidadão a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro.

Gurion exerceu esse cargo de Primeiro-Ministro israelense de forma quase ininterrupta durante quinze anos e veio a falecer em 1973, se transfigurando definitivamente em uma das mais importantes e decisivas personagens da História israelense. Hoje, a figura de Gurion ainda causa polêmica entre os historiadores, os israelenses e os palestinos: alguns historiadores acreditam que ele cometeu atos questionáveis durante a sua militância sionista e seu governo; a maioria do povo israelense o considera um herói da pátria; por outro lado o povo palestino não esconde o ódio e desprezo por sua figura, considerando-os um dos responsáveis pelas desgraças que os acometem desde 1948. Este blogueiro que vos fala não é historiador e não cabe a ele -- principalmente em um blog dedicado a quadrinhos e cultura pop -- fazer qualquer tipo de juízo sobre Gurion. São os especialistas no conflito Israel-Palestina que devem afirmar se Gurion foi um monstro, um herói ou um pouco de ambos. Todavia, de gibi a gente pode falar sem problema nenhum, e a gente também pode pedir para aqueles que estão acessando esse blog comparar com atenção as duas figuras publicadas logo acima. Há uma certa semelhança entre elas, não é mesmo? Pois é, tal semelhança não é mera coincidência!

Os Guardiões do Universo estrearam oficialmente em 1960 no gibi Green Lantern #01, que trazia a aventura The Planet of Doomed Men, escrita por John Broome e desenhada por Gil Kane. Ora, o editor da revista era o hoje lendário Julius Schwartz, e baseado nas idéias postas na mesa por Broome "Julie" sugeriu que os Guardiões fossem retratados de forma semelhante ao então velho Primeiro-Ministro israelense. Façam uma nova comparação entre as duas figuras abaixo e confirmem que eles são de fato e de direito a cara de um e focinho do outro...




Pois é, naturalmente o tempo passou e voou e hoje os Guardiões não são assim tão "parecidos" com David Ben Gurion, mas que o velho Primeiro-Ministro foi a inspiração para a criação dos anõezinhos, ah, meus amigos, disso não há dúvida! E tenho dito!


Fontes:
Comic Book Resources
POV Online - Site Oficial de Mark Evanier
David Ben Gurion - Perfil na Wikipedia

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheco esse cara!!
é o guardiao do universo!!!

Claudio Basilio disse...

É mesmo! É mesmo! Obrigado pela visita, meu caro...