Pois é, meus queridos... O licenciamento de suas marcas registradas sempre foi uma das maiores fontes de rendas das editoras americanas de quadrinhos, e no afã de ganhar um pouquinho mais de dinheiro os mais diferentes produtos foram produzidos com a imagens dos nossos queridos super-heróis, e até mesmo papel higiênico da Marvel foi feito! Porém, se teve um negócio que foi uma tremenda moda na segunda metade dos anos sessenta e em boa parte dos anos setenta foram discos produzidos com a temática totalmente dedicada aos conhecidos super-heróis do gibis. Não, não estamos falando aqui de trilhas sonoras de desenhos animados ou seriados, estamos falando de albuns inteiros dedicados a heróis ou grupos de heróis, como o disco cuja a capa está abaixo reproduzido, que traz nada mais nada menos que as aventuras da Liga da Justiça!
Lançado originalmente em 1968 pela Tifton Records, o álbum "Songs and Stories About the Justice League of America" é estruturado de uma maneira pra lá de simples: a faixa de abertura ( Roll Call ) é uma espécie de "chamado" aos membros da super-equipe, e após esse "chamado" seguem-se duplas de faixas, que trazem uma canção e uma audio-história de um dos membros da Liga. Agora, se tem algo que decididamente é curioso no disco é a formação da Liga escolhida para entrar nele: fazem parte do disco nada mais nada menos que Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Metamorfo e Homem-Borracha ! Vejam abaixo a lista de faixas:
- Song: The Justice League of America - Roll Call
- Song: Wonder Woman
- Story: Wonder Woman - The Return of Brunhilde (O Retorno de Brunhilda)
- Song: Plastic Man
- Story: Plastic Man - The Invasion of the Plastic Men (A Invasão dos Homens-Borracha)
- Song: Metamorpho
- Story: Metamorpho vs. Fumo the Fire Giant (Metamorfo versus Fumo, o Gigante de Fogo)
- Song: Aquaman
- Story: Aquaman - The Defeat of the Dehydrator (A Derrota do Desidratador)
- Song: The Flash
- Story: The Flash - The Three Faces of Mr. Big (As Três faces do Sr. Big)
Superman e Batman até que são citados na faixa "Roll Call", mas o foco do álbum acaba ficando nessa formação para-lá-de-exótica da Liga, que antecipou em mais de trinta anos a entrada do Homem-Borracha na equipe, já que nos quadrinhos ele virou membro da Liga na época em que as histórias do maior time da DC Comics eram escritas pelo escocês Grant Morrison.
Em meados dos anos setenta o álbum foi relançado pela Power Records com uma capa, digamos assim, um pouco mais "maneira" que a original, e de lá para cá o álbum nunca mais foi oficialmente relançado, pelo até onde esse blogueiro sabe! E, infelizmente, esse blogueiro também desconhece quais foram os artistas envolvidos na produção do álbum. Agora, uma coisinha o blogueiro sabe: o download de material protegido pelas leis de copyright nunca deve ser estimulado ou propagado, uma vez que se trata de crime, e por isso esse blog não trará o links para que as faixas de "Songs and Stories About the Justice League of America" sejam baixadas. Porém, quem quiser ouvi-las pode dar um pulinho aqui, que, quem sabe, dá para escutar alguma coisa... E continuem nos acessando, que em um futuro não muito distante ainda iremos trazer para vocês informações sobre mais alguns álbuns de super-heróis lançados trocentos anos atrás! Ah, antes que nos esqueçamos: já escarafunchamos aqui a carreira musical do Homem-Aranha. Deêm uma olhadinha nesse artigo... E até a próxima!
Fontes:
The Comic Treadmill
MTV
Way out Junk
Power Record
Nenhum comentário:
Postar um comentário