terça-feira, 14 de julho de 2009

Curiosidades Curiosissimas 024 - Don Rosa homenageia os Quadrinhos !


Meus caros, apesar da minha paixão por super-herois eu aprendi a ler e escrever com os quadrinhos da Disney, e as últimas histórias que eu li envolvendo a familia Pato que chamaram a minha atenção foram escritas e desenhadas por Keno Don Rosa. Americano da gema nascido em 1951, Rosa foi responsável pela Saga do Tio Patinhas, um longa minissérie que, baseada nas histórias do gênio Carl Barks finalmente sistematiza e detalha as origens do pato mais rico do mundo. Que Rosa é um apaixonado pelos patos da Disney acredito que todo mundo sabe... O que pouca gente aqui no Brasil sabe é que além de ser um artista notável Rosa é um dos mais importantes estudiosos e colecionadores americanos da Nona Arte, tanto que a sua coleção particular é reconhecida como uma das mais completas dos EUA. Ora, com tanta paixão assim pelas HQ's é óbvio que de vez em quando Rosa prestaria homenagem aos mais diversos gêneros dessa forma de arte, e é justamente uma compilação dessas homenagens que faremos aqui e agora! Porém, antes de continuarmos, pedimos aos nossos parcos visitantes desculpas pela qualidade de algumas imagens aqui exibidas... Infelizmente não achamos imagens melhores! Então, vamos lá!


01) Um dia de fúria

Em um dos seus momentos de fúria o Pato Donald consegue erguer um carro tal qual o Superman em Action Comics #01, gibi lançado em 1938 que marcou a estreia do Superman.


02) Capitão Patópolis e Ducky

Um Tio Patinhas dando uma de Capitão Patópolis, e ainda por cima enfrentando no braço os Irmãos Metralhas? Ora, é apenas Don Rosa se lembrando de Captain America Comics #01, gibi lançado em 1941 que trouxe a estréia do Capitão América.


03) Margarida Maravilha
No final de 1941 o mundo dos quadrinhos foi tomado de assalto pela estréia da Mulher-Maravilha, publicada na revista Sensation Comics #01. Dito isso, fica a pergunta no ar: como seria a mais famosa super-heróina dos quadrinhos caso Margarida (a eterna namorada do Pato Donald) fosse a sua identidade secreta? Don Rosa nos responde na imagem acima...


04) Um estranho Cruzado Encapuzado

Em Detective Comics #71 Batman e Robin encaram o Coringa... Ora, o que aconteceria se o Tio Patinhas, o Pato Donald e um dos Irmãos Metralhas "interpretassem" esses papéis? Don Rosa nos mostra...


05) O Muquirana da Cripta

Os magazines da EC Comics foram originalmente publicados nos anos cinquenta e marcaram época, e até hoje Tales from the Crypt é saudado como uma das maiores revistas em quadrinhos dedicados ao Terror de todos os tempos. Um Tio Patinhas possuído por uma sanha assassina presta homenagem a Tales from the Crypt #39, lançada no final de 1953.


06) Uma crime torpe

Assassinatos torpes e cometidos com requintes de crueldade! Essa era especialidade de Crimes Suspenstories, magazine em quadrinhos da EC Comics, e justamente um assassinato (muito justo e correto, diga-se de passagem) é o que o Pato Donald comete na imagem que presta homenagem a vigésima-quarta edição dessa clássica revista.


07) A estupidez da guerra

Two-Fisted Tales era um magazine da EC Comics que trazia histórias de guerra com uma característica um tanto quanto diferente das suas concorrentes: a maior parte de suas histórias era francamente anti-belicista e mostrava de maneira clara toda a crueza que pode existir em uma guerra. Isso pode ser confirmado na imagem dos Escoteiros Mirins desenhada por Don Rosa, que foi inspirada na vigésima-segunda edição da revista de guerra.


08) Ciência Esquisita

Ah, essa EC Comics... Até no ramo da Ficção Cientifica eles se meteram com a revista Weird Science. Certamente não existe no universo pato personagem mais sci-fi que o Professor Pardal, com quem Don Rosa homenageia a décima-quinta edição do magazine.


09) Gavião Pato

No início de 1961 Gardner Fox e Joe Kubert revitalizaram no gibi The Brave and the Bold o Gavião Negro, um antigo herói alado dos anos quarenta. Nesse revival os aspectos misticos do personagem foram deixados de lado e o herói passou a ser um alienígena oriundo de Thanagar, um planeta onde a população praticamente adora gaviões. O personagem rapidamente caiu no gosto do público e em meados de 1964 ele ganhou um gibi-solo, cuja capa é homenageada por Rosa, que bota o Pato Donald para fazer as vezes do herói alado.


10) Certificado de Qualidade

Como falamos lá em cima a coleção de Rosa é afamada, e para identificar gibis oriundos dela o artista criou um certificado específico, como vocês podem ver no certificado acima. E para finalizar, antes que nos esqueçamos é bom explicar que a maioria das artes de Don Rosa aqui apresentadas provavelmente foram feitas sob encomenda por algum fã. Dito isso, se vocês souberem de mais alguma que possa ser visualizada na internet me avisem!


Links legais:
Saiba um pouco mais sobre o Don Rosa Colecionador
Omelete entrevista Don Rosa
UniversoHQ entrevista Don Rosa
Relação das obras de Don Rosa

2 comentários:

Flávio Gomes da Silva Lisboa disse...

Nada como paródias bem-feitas. O senhor podia aproveitar o embalo e escrever sobre a Legião dos Super-Heróis da Disney, fazendo um paralelo com os personagens que eles homenageiam (ou ridicularizam).

E não vamos ter nada sobre Optimus Prime, o mais nobre dos Autobots? Caramba, ele também esteve nos quadrinhos! Aumente suas visitas, pô!

Claudio Basilio disse...

Um dia me prontificarei a falar alguma coisa sobre os Transformers... Um dia... Obrigado pela visita!