domingo, 15 de fevereiro de 2009

Retrospectiva 005 - Twomorrows, a melhor editoras americana quando o assunto é livros e revistas sobre quadrinhos!

Essa semana fiz uma compra sensacional no Mercado Livre: adquiri sete edições da sensacional revista especializada em quadrinhos Back Issue, publicada pela editora americana Twomorrows. Já ouviram falar da Twomorrows? Não? Pois é, na minha nada modesta opinião Twomorrows é a melhor editora americana especializada na publicação de revistas e livros sobre quadrinhos! Para quem não a conhece, vamos fazer aqui um breve retrospecto da história da editora e de algumas de suas publicações.


O Nascimento
Tudo começou em meados dos anos noventa, logo após o falecimento de Jack Kirby (clique aqui para ler um pequeno artigo meu sobre o Rei dos Quadrinhos). Sensibilizados pelo passamento do Rei o casal John e Pam Morrow decidiu lançar uma revista dedicada única e exclusivamente a obra de Kirby. Após obterem a autorização da familia de Kirby eles deram início a empreitada, batizando a revista com o nome de Jack Kirby Collector, que a princípio lançanda com baixas tiragens, formato reduzido e totalmente em preto-e-branco. A medida que mais e mais artistas, fãs e contemporâneos do Rei foram dando a sua contribuição e o boca-a-boca começou a trabalhar a revista foi adquirindo mais fama, até que que ela passou a ser publicada com mais páginas e em um formato maior. Paralelamente a isso o colaborador da Kirby Collector Jon B. Cooke sugeriu o lançamento de uma revista dedicada aos quadrinhos dos anos sessenta e setenta, o que levou ao lançamento em 1998 da Comic Book Artist. A qualidade tanto da Kirby Collector quanto da Comic Book Artist fizeram com que a Twomorrows fosse indicada (e ganhasse) para diversos prêmios nos EUA. Com o prestígio em alta o casal Morrow adquiriu motivação para lançar novas revistas e livros dedicados a Nona Arte, sendo que a maioria dessas publicações são no minimo brilhantes. Conheçam algumas delas abaixo:



Comic Book Artist


Comic Book Artist #01

Como já foi dito acima, após o lançamento da Jack Kirby Collector Jon B. Cooke sugeriu ao casal Morrow o lançamento de uma revista dedicada a outros artistas que contribuíram para o engrandecimento dos quadrinhos americanos, em especial nos anos sessenta e setenta. Aí surgiu a Comic Book Artist, que além de focar/homenagear grandes artistas dos anos sessenta e setenta trazia sempre artigos com diversas curiosidades sobre esse período. A exelência da revista era tanta que ela ganhou nada mais nada menos que quatro Eisner Awards (maior prêmio dos quadrinhos americanos) nos anos de 2000, 2002, 2004 e 2005 na categoria de melhor publicação periódica dedicada aos Quadrinhos, além de um Harvey Awards em 2005 na mesma categoria. Em 2002 Jon B. Cooke abandonou a Twomorrows e levou a Comic Book Artist para a Top Shelf Productions, editora que hoje publica a revista.



Alter Ego


Alter Ego #01

Originalmente Alter Ego era um fanzine publicado nos EUA durante os anos sessenta e capitaneado por Jerry Bails, um dos primeiros estadunidenses a estudar de forma histórica os quadrinhos. O tempo passou, o fanzine deixou de circular, porém no final dos anos noventa decidiu-se que a Alter Ego deveria voltar, dessa vez como uma seção da então recém-lançada Comic Book Artist. Não demorou muito para essa seção tornar-se um sucesso, e também não demorou para a Alter Ego virar uma revista própria, colocando o seu foco principalmente em HQ's e criadores das Eras de Ouro e Prata. Editada desde o início pelo genial Roy Thomas (que foi colaborador da Alter Ego nos anos sessenta), essa revista é referência obrigatória para os fãs apaixonados por quadrinhos antigos, e além disso em 2007 Alter Ego conquistou o Eisner Awards como melhor publicação especializada em gibis. Um dos destaques da revista é a seção F.C.A - Fawcett Collectors of America, dedicada aos fãs da extinta editora Fawcett, em especial àqueles que adoram o Capitão Marvel (Shazam) e outros personagens relacionados.



Jack Kirby Collector


Jack Kirby Collector #09

Totalmente dedicada aJack Kirby, essa revista traz artes raras dos Rei, entrevistas com colaboradores e colegas do artista e diversos artigos focando os trabalhos do maior desenhista de super-heróis de todos os tempos. O destaque da revista fica para a Jack Kirby F.A.Q., onde o escritor e pesquisador Mark Evanier (autor de uma extensa biografia de Kirby) responde as mais diversas perguntas sobre o Rei.



Back Issue


Back Issue #04

Totalmente dedicada a material lançado nos anos setenta e oitenta (a chamada Era de Bronze dos comics americanos) e lançada em 2003, Back Issue logo se tornou uma das principais vendagens da Twomorrows. Os principal destaque da revista é a Pro 2 Pro, uma longa entrevista onde dois artistas que foram contemporâneos ou então que trabalharam juntos relembram fatos e curiosidades da Era de Bronze.



Rough Stuff


Rough Stuff #01

Especializada em artes raras e não-publicadas, sketchs e desenhos não-finalizados, Rough Stuff é uma revista para os fãs aficionados por desenhos, e o editor dela é o famoso (pelo menos para quem lia gibi nos anos oitenta!) arte-finalista Bob McLeod.



Editada pela "fera" Mike Manley (leia aqui uma ótima entrevista com ele), Draw! é dedicada àqueles que querem dicas e informações sobre como desenhar HQ's, desenhos animados e charges.



Write Now!


Write Now! #06

Dicas para quem quer escrever roteiros para cinema, televisão e especialmente quadrinhos é a especialidade da Write Now!, revista que era editada pelo escritor e editor Danny Fingeroth, um profissional com longa passagem pela Marvel nos anos oitenta. Infelizmente a Twomorrows decidiu cancelá-la recentemente.



Modern Masters é uma série de livros dedicada a desenhistas que trabalharam e obtiveram sucesso no mercado americano de quadrinhos a partir dos anos setenta. Cada livro traz uma longa e detalhada entrevista com o artista acompanhada por artes raras do mesmo. Entre os artistas que tiveram suas carreiras passadas a limpo na Modern Masters podemos citar John Byrne, Walt Simonson, Frank Cho, Jose Luiz Garcia Lopez, George Perez, Mike Ploog, Michael Golden e muitos outros.



Esse é provavelmente um dos materiais mais deliciosos e interessantes da Twomorrows. A linha Companion é composta por livros que focam um período histórico de determinado herói ou super-grupo, sendo que tais livros são recheados de entrevistas com artistas que trabalharam com esses personagens, além de trazer artigos e artes raras. Entre os livros publicados nessa linha estão Krypton Companion (dedicado ao Superman dos anos cinquenta), Batcave Companion (focando o Batman dos anos sessenta), Titans Companion (trazendo toda a história dos Titãs), All-Star Companion (um retrospecto dos heróis dos anos quarenta), Blue Beetle Companion (que passa a limpo a carreira editorial do Besouro Azul) e muitos outros cujo nome e lembrança me fogem agora.



Além das revistas e livros que citamos acima a Twomorrows costuma lançar livros que resgatam para os dias de hoje a carreira de importantes artistas. Já receberam biografias da editora Sal Buscema, George Tuska, John Romita Sr., Gene Colan, Joe Sinnot e muitos outros, que tiveram a oportunidade de verem suas carreiras serem passadas a limpo. Outra importante vertente do trabalho editorial da Twomorrows são os livros que focam a cultura pop, especialmente aquela vinculada aos quadrinhos, e nesse sentido a editora lançou livros sobre os filmes de terror dos anos cinquenta, sobre seriados de super-heróis dos anos setenta, sobre a fundação da Image Comics e sobre os mais diversos temas.

Pois é, meus queridos... Todo o material que acabei de citar é ou não é simplesmente s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l ! Eu, pelo menos, acho... E também acho que é uma tristeza constatar que dificilmente algum dia ele será publicado aqui no Brasil. Um dia (quem sabe um dia) teremos em mãos a versão nacional desse material fantástico. Enquanto esse dia não chega, caso vocês tenham interesse em adquirir esse material saibam que algumas das coisas publicadas pela Twomorrows estão disponíveis nos sitios eletrônicos das melhores livrarias brasileiras ou então nos mais respeitados sitios de e-commerce brasileiro, como o Submarino. E, se vocês gostam de artigos bem escritos e com profundidade, fartamente ilustrados e com ótimas análises históricas e iconográficas é obrigatório ter qualquer coisa da Twomorrows na coleção.


Fontes:
Twomorrows - Site Oficial
Twomorrows Publishing - verbete na Wikipedia

2 comentários:

Luis Fernando Vieira disse...

Caro Claudio,descobri seu blog por acaso,e achei muito bom...Com artigos interessantissimos...Parabens.Irei coloca-lo nos meus faves...Continue assim.
Ah estou interessado em comprar o livro da twomorrons q fala sobre a criação da image comics...Tem ideia se isso seria possivel atraves de um site em portugues?Ou apenas atraves do amazon ou ainda o prorpio site da editora?
Abç.

Claudio Basilio disse...

Olá, meu caro Luis Fernando Vieira... Recentemente você visitou o meu blog http://gibicomics.blogspot.com) e agradeço a sua visita e os seus elogios. Lá, você fez a seguinte pergunta para mim:

[i]Ah estou interessado em comprar o livro da twomorrons q fala sobre a criação da image comics...Tem ideia se isso seria possivel atraves de um site em portugues?Ou apenas atraves do amazon ou ainda o prorpio site da editora?[/i]

Olha, a Amazon ainda é disparada a melhor opção para comprar material da Twomorrows, inclusive quando se leva em consideração o preço, já que por lá é possível encontrar edições usadas por um bom preço. Aqui no Brasil você acha uma ou outra coisa da Twomorrows nos Submarinos, Americanas e congêneres, mas o prazo de entrega e o preço são similares aos da Amazon. De vez em quando é possível encontrar uma ou outra coisa nas lojas Terra Media (http://www.terramedia.com.br/) e Comix (http://www.comix.com.br), só que eu não sei se esse tipo de produto eles vendem pela internet. Muito raramente dá para achar esse material no Mercado Livre, mas é dificil e geralmente caro... Dadas essas possibilidades, a única coisa que você pode fazer é pesar bem todas as possibilidades e ver qual é a mais interessante para você... Sem mais, eu agradeço e peço desculpa pela demora em responder a sua pergunta. Um abraço, meu caro!