segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Curiosidades Curiosissimas 017 - Mickey Mouse, o Suicida!


Pois é... O simpático ratinho Mickey Mouse é o grande símbolo corporativo da Disney, um conglomerado de mídia que agrega uma rede de televisão, estudios cinematográficos, parques de diversões e um montão de outras coisas que agora eu não me lembro. A escolha do Mickey como simbolo desse império midiático é mais do que justificada, já que tal corporação praticamente começou com o ratinho. Todavia a condição de simbolo corporativo obriga o camundongo a ser retratado quase sempre de forma o mais politicamente correta possível, e nos últimos setenta anos invariavelmente foi isso que aconteceu com ele... Mas no comecinho dos anos trinta as coisas eram um pouquinho diferente...

Mickey estreou no final de 1928 no desenho animado Steamboat Willie, e o sucesso obtido pelo ratinho foi tão grande que logou ele "migrou" para as tiras de jornais. O responsável pelas tiras do camundongo era o hoje lendário artista Floyd Gottfredson, e em meados de 1930 ele elaborou uma série de tiras onde, após sofrer um forte desgosto por causa da Minnie (a sua eterna namorada) o rato de calças curtas pura e simplesmente decide ... se matar! Vejam abaixo amostras dessas tiras concebidas por Gottfredson e clique nelas para ampliá-las:








Agora perguntem para mim: algum dia a Disney ira republicar oficialmente essas tiras? Eu acho que não...

Fontes:
Comic Book Resources - Comic Book Urban Legends Revealed
Barnacle Press

Nenhum comentário: