sábado, 23 de agosto de 2008

Vida Longa a Legião de Super-Herois - Parte 3



Fizemos aqui um retrospecto da vida pregressa da Legião de Super-Heróis (que foi publicado aqui e aqui), e para finalizar essa homenagem aos adolescentes do futuro esse simpático e adorável blogueiro irá relembrar o seu primeiro contato com os legionários.

Era o ano da graça de 1985 e repentinamente - não mais que repentinamente - a Ed. Abril passou a publicar as aventuras da Legião de Super-Heróis no gibi do Super-Homem. No começo achei que a Legião era absolutamente tosca, mas até aí tudo bem, já que nessa época eu achava que tudo que a DC Comics publicava era tosco! Adolescentes futuristas fanzocas do Superboy? Para esse ônibus que eu quero descer, pô! Mas aí eu fui lendo uma história da Legião aqui, outra ali, e subitamemte me vi envolvido pelos roteiros escritos por Paul Levitz e pela arte competente de Keith Giffen, e a publicação da Saga das Trevas Eternas (viram a capa da edição nacional no início desse post?) por fim me enlaçou de vez. Daí para frente tentei acompanhar sempre que possível a Legião, só que se a carreira editorial da Legião nos EUA foi marcada pelas constantes revisões aqui no Brasil essa super-equipe teve suas aventuras publicadas de forma incompleta e irregular pela Ed. Abril e até mesmo pela Panini. Esse ano o escritor Geoff Johns está comandando uma nova reformulação da equipe, e espero que essa reestruturação dos legionários faça com que os holofotes fiquem permanentemente dirigidos para os heróis "fanzocas do Superboy".

O meu retrospecto não é lá grande coisa, e caso você queira saber mais sobre a Legião dos Super-Heróis eu recomendo a leitura dos textos que se encontram nos links abaixo:

Tópico da Legião de Super-Heróis na Wikipedia

Fã-site muito bom da Legião

O que faz a Legião de Super-Heróis ser tão legal?

O que faz a Legião de Super-Heróis ser legal, segundo o escritor e editor Jim Shooter.

O que faz a Legião de Super-Heróis ser legal, segundo Paul Levitz, o Presidente da DC Comics.

As dez maiores histórias da Legião, segundo os criadores acima citados

Outra opção interessante para saber mais sobre a Legião de Super-Heróis são dois livros publicados nos States pela editora Twomorrows Publishing, que são simplesmente s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-i-s! Os tais livros são:

The Best of the Legion Outpost

Legion Outpost foi um fanzine publicado nos anos setenta que na época trazia todas as notícias e artigos possíveis e imagináveis sobre a Legião. Esse livro é uma coletânea dos melhores textos publicados na Legion Outpost.

Legion Companion

Lançado em 2003, Legion Companion é um apanhado de toda a história da Legião até aquele momento, e não faltam entrevistas com os criadores que se envolveram com os legionários e artigos absolutamente espetaculares.

E, como diria mais ou menos o titio Stan Lee: e tenho dito!

Nenhum comentário: