segunda-feira, 25 de agosto de 2008



Pois é, meus queridos... Todos sabemos que no dia 16 de Janeiro de 2009 o público brasileiro será agraciado com o filme do Spirit - criação máxima do gênio quadrinístico Will Eisner -, filme esse que contará com a direção do sempre espertinho e sabido Frank Miller. Só uma coisa não sabemos: quando o Spirit voltará a ser publicado aqui no Brasil, porra? Ah, dúvida cruel...

Aqui em plagas brasileiras o estiloso detetive de Eisner chegou nos anos quarenta, muito provavelmente (não tenho certeza) através da revista O Gibi, publicada pelo "maravilhoso" e "sensacional" Doutor Roberto Marinho. O personagem teve boa repercussão por aqui, tanto que veteranos como Ziraldo e Maurício de Sousa sempre o citam como uma de suas lembranças mais queridas da infância. Depois disso nos anos setenta o personagem deu o ar da graça novamente em O Gibi e nos anos oitentas editoras como a L&PM e a NG esporadicamente lançaram alguns albúns com as clássicas aventuras detetivescas concebidas por Eisner. Durante um boom de quadrinhos adultos que aconteceu no ínicio dos anos noventa a Editora Abril se animou e acabou lançando uma série mensal dedicada ao Spirit, todavia alegria de fã sempre dura pouco, e essa série logo foi cancelada. A Devir e a Editora ACME estabeleceram uma parceira com o propósito de botarem mais uma vez no mercado uma série regular com o Spirit, mas... Só para variar essa iniciativa teve vida curta.

Como falamos acima o filme do Spirit está para ser lançado... Ora, não seria esse um momento mais do que adequado para lançar a obra completa de Will Eisner por aqui? Eu digo isso porque antes de falecer Eisner estabeleceu um acordo com a DC Comics com o propósito de relançar sua obra completa, é o resultado disso é a Will Eisner's The Spirit Archives, uma coleção de vinte e seis edições de capa-dura com alta qualidade de papel e impressão que republica em ordem cronológica T-O-D-A-S as aventuras do protetor de Central City. Sensacional, não acham? Seria legal ver esse material nas livrarias, não é mesmo? Eu acho, só que precisamos fazer algumas considerações...


Capa da Will Eisner's The Spirit Archives #01


Capa da Will Eisner's The Spirit Archives #26

A maioria absoluta dos fãs de quadrinhos no Brasil são nerds apaixonados ou por super-heróis ou por mangás. Esse fato leva qualquer editor a pensar centenas de vezes antes de lançar qualquer material mais adulto que necessariamente não envolva mulher pelada. E para complicar ainda mais as coisas segundo informações que eu andei "pescando" por aí os direitos de publicação do Spirit não são nem um pouco baratinhos, já que a editora interessada é obrigada a pagar uma grana tanto para a DC quanto para os herdeiros de Eisner... Material com poucos interessados e ainda por cima caro? Ah, difícil lançarem aqui, né?

No final das contas, resta a esperança... Pixel e Panini têm prioridade na compra de material da DC Comics, e dito isso não é de todo impossível que algum dia os fãs de Will Eisner sejam agraciados com a versão brasileira da Will Eisner's The Spirit Archives. Pelo menos é o que eu espero!

Nenhum comentário: