quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Curiosidades Curiosissima: Quem será o misterioso Jerry Thomas ???


Algum dos leitores desse blog sabe que é o sujeito retratado na imagem acima? Alguém se lembra da carinha simpática desse camarada? Pois é, o nome dele é Jerry Thomas e, acreditem se quiserem ou não, um dia ele ajudou a Liga da Justiça a se prevenir de uma possível e futura ameaça!


Tudo começou na revista Justice League of America #16, lançada no final de 1962 e que trazia a aventura A Caverna das Esferas Fatais (Cavern of Deadly Spheres). Escrita por Gardner Fox e desenhada por Mike Sekowsky, nessa adorável aventura super-heroistica típica dos anos sessenta os herois da Liga se deparam com um misterioso bandido chamado Maestro, que através de radiação cósmica de alta frequencia disfarçada de música exercia controle mental sobre as pessoas e aplicava os mais diversos golpes.


Os justiceiros foram no encalço do marginal, e o impossível simplesmente aconteceu: não resistindo ao controle mental do vilão eles foram sumariamente derrotados! Mas como? Teria sido esse o fim da Liga da Justiça? Para falar a verdade, não... Imediatamente após a vitória do Maestro a aventura sofre um corte abrupto em sua narrativa e... nos deparamos com os justiceiros reunidos no Santuário Secreto (caverna que serviu de primeira base do grupo) lendo um gibi ao lado de Snapper Carr (o parceiro juvenil da Liga nessa época)!


Estranho? Fora de qualquer padrão narrativo? Sem dúvida alguma... Mas há uma explicação... Na verdade a "história" que mostrava a "derrocada" da Liga da Justiça era uma HQ amadora enviada para a super-equipe via correio por um fã chamado Jerry Thomas, apenas citado an passant pelos herois. Após uma atenciosa leitura do gibi os justiceiros refletiram e desenvolveram contra-medidas contra todos os perigos bolados pelo seu fã, caso eventualmente eles se concretizassem no futuro.

A Caverna das Esferas Fatais foi um delicioso e bizarro exercício de metalinguagem, porém após a sua publicação nunca mais ninguém ouviu falar do tal Jerry Thomas, até que em 1986 (vinte e quatro anos depois!) ele finalmente deu as caras no décimo-primeiro capítulo da minisserie Crise nas Infinitas Terras. Vejam logo abaixo a participação do simpático Jerry na saga que alterou para sempre o Universo DC:


Tá certo, tá certo... Aparentemente o Sr. Thomas era um policial que não sabia que vários universo haviam se fundido, mas... Será que há "alguma coisa a mais" por trás desse sujeitinho? Comparem as imagens de Jerry Thomas com a foto reproduzida abaixo:


Será que algum fã ignorante não sabe quem é o sujeito na foto acima? Para essas pobres almas cabe explicar que esse indivíduo tão "parecido" com Jerry Thomas é ninguém mais ninguém menos que o genial Roy Thomas, um dos maiores editores e escritores da História das histórias em quadrinhos americanas! Dito isso, vamos explicar como foi que Mr. Thomas virou personagem de HQ.


No inicio dos anos sessenta Thomas era um fã ávido de quadrinhos, e enviava cartas para as redações da Marvel e da DC, sugerindo plots e principalmente entrando em contato via correio com outros fanboys tão apaixonados por gibis quanto ele. De contato em contato ele acabou conhecendo Jerry Bails, um sujeito sete anos mais velho que ele e igualmente alucinado pelos antigos super-herois dos anos quarenta. Juntos, eles criaram um fanzine batizado com o proverbial nome de Alter Ego e continuaram a "amolar" os editores das principais editoras americanas através de cartas continuamente destinadas a eles. Não demorou muito para os editores e autores da DC Comics se "apegarem" a esses rapazes, e com o propósito de homenagear Jerry Bails e Roy Thomas especificamente e os fanboys em geral Gardner Fox desenvolveu o roteiro de A Caverna das Esferas Fatais, pegando o prenome de Bails e o sobrenome de Roy para criar o fictício fã "Jerry Thomas". Sabedor desse folclore em torno de Roy Thomas, o escritor Marv Wolfman decidiu homenageá-lo no penúltimo capítulo de Crise, incluindo Jerry Thomas na história e pedindo para George Pérez desenhá-lo de forma semelhante ao lendário escritor e editor. E o resto, meus amigos, é simplesmente História com "H" maiúsculo...


De tanto "encher o saco" dos editores da DC Comics em 1965 o nosso amigo Roy acabou sendo convidado para trabalhar na editora como assistente do editor Mort Weisinger. O gênio difícil de Weisinger fez com que Thomas durasse apenas uma semana na DC, mas isso não foi exatamente um problema: rapidamente ele arrumou emprego na Marvel Comics, e por lá desenvolveu a maior parte da sua brilhante carreira, se tornando um dos principais nomes por trás de personagens como os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e Conan e principalmente sendo considerado por muitos pesquisadores o "primeiro fanboy" a trabalhar profissionalmente nos quadrinhos americanos. Quanto a Jerry Bails, o Destino reservou para ele uma profícua carreira acadêmica, transformando-o no primeiro pesquisador estadunidense a estudar de forma séria e sistemática a história dos comics americanos, o que acabou lhe valendo a alcunha de "Father of Comic Book Fandom", que poderia ser traduzida como "Patriarca da Comunidade de Fãs de Quadrinhos".


Hoje, relembrando os "velhos tempos", Roy Thomas edita uma versão profissional de Alter Ego, fazendo dela uma das melhores revistas americanas dedicadas a Nona Arte. Por outro lado, em novembro de 2006 um ataque cardíaco fez com que Jerry Bails abandonasse para sempre o nosso convívio. Dito tudo isso, finalizamos esse artigo dedicando-o a esses dois sujeitos notáveis que, no final das contas, não passavam de fanboys tão apaixonados por quadrinhos quanto qualquer um de nós! E tenho dito!

P.S.1: Caso alguém tenha curiosidade em ler A Caverna das Esferas Fatais eu recomendo a compra de Arquivo DC - Liga da Justiça, uma compilação de 548 páginas em preto-e-branco que reúne as primeiras aventuras da Liga, inclusive esta tão debatida por nós aqui. Para quem gosta do lado histórico dos quadrinhos americanos essa revista é simplesmente imperdível!

P.S.2: Se alguém quiser saber mais sobre outras "participações especiais" de Roy Thomas em outras HQs modestamente recomendo a leitura do artigo O Halloween dos Super-Herois, artigo de minha lavra publicado no HQManiacs.

Fontes:
Justice League Companion
Silver Age Comics

Nenhum comentário: