sábado, 23 de outubro de 2010

Retrospectiva 009 - Pelezinho, a versão em quadrinhos da infância do Rei Pelé!


Eu tenho muitas paixões na minha vida... As modestas e generosas almas que visitam esse blog certamente perceberam que Quadrinhos, Cinema e Cultura Pop em geral ocupam um lugar especial no meu coraçãozinho, mas sempre sobra espaço para outras coisas... Entre essas "outras coisas" está o Santos Futebol Clube, entidade futebolistica que tantas vezes me fez sorrir ou chorar. E justamente hoje, no glorioso dia 24 de outubro de 2010 aquele que é o maior simbolo do Santos F. C. e, quiçá, do futebol brasileiro e mundial está comemorando setenta anos de vida... E os visitantes desse blog já devem ter deduzido que estou falando de Pelé, não é mesmo? Justamente em homenagem aquele que foi o maior jogador de futebol de todos os tempos eu quero relembrar aqui o lugar onde eu o conheci... Não foi em jogos da Vila Belmiro (eu sou novinho, pô!) e nem em video-tapes constantemente reprisados na televisão... Na verdade, eu tomei conhecimento da existência do Rei atavés das páginas de uma das melhores histórias em quadrinhos brasileiras de todos os tempos!


Eu era uma criança pequena morando lá em São Vicente (cidade do litoral paulista, vizinha a Santos) e de tempos em tempos a minha mãezinha me presenteava com gibis usados. E justamente um desses gibis traziam histórias de um tal de Pelezinho, um negrinho bom de bola cujos amigos tinham personalidades que cativavam qualquer moleque... Ora, era impossível não se encantar com os palavrões e o jeito estourado do Cana Braba, com os fracassos do Frangão no gol, com a elegância de Teófilo, com a delicadeza da Neuzinha (namorada do Pelezinho), com o jeitinho assanhado da Bonga e até mesmo com o quibes fedorentos feitos pela Samira! Todo esse universo maravilhosamente lúdico e divertido foi concebido por Mauricio de Sousa, com a aval do Rei.


Em meados dos anos setenta Mauricio contatou Pelé, com a proposta de fazer um gibi inspirado na sua vida. Inicialmente, o Rei queria que a sua versão quadrinistica fosse adulta e imponente que nem ele, uma espécie de Pelezão, porém Mauricio entendia que uma versão infantil teria maior apelo junto ao público.


De conversa em conversa, quem acabou decidindo a parada foram os filhos do Rei, que assim que viram alguns rascunhos que Mauricio havia feito do Pelezinho e se encantaram com o personagem. "Vencido", Pelé acabou liberando a criação da sua versão quadrinistica e infantil, e abasteceu Mauricio com dezenas de histórias e "causos" da sua infância em Bauru. Tendo tais historias em mão, Mauricio concebeu todo o universo quadrinistico do Pelezinho, que por fim foi lançado inicialmente em 1976 em tiras de jornais, e posteriormente em 1977 em revista em quadrinhos, editadas pela Editora Abril.




A revista do Pelezinho foi publicada até 1982, e teve cinquenta e oito edições. Houve uma tentativa de trazer o personagem de volta em 1990, e recentemente Mauricio de Sousa esboçou o desejo de retomá-lo, eventualmente usando-o como mascote para a Copa do Mundo que será realizada em 2014 no Brasil. Só que, nesse caso aparentemente ele não conseguiu fechar um acordo com o Rei e o negrinho bom de bola continua no Limbo dos Quadrinhos. De fato, isso é uma pena, porque a Turma do Pelezinho é na minha modestissima opinião um dos maiores quadrinhos nacionais de todos os tempos e um dos melhores materiais produzidos pelos Estudios Mauricio de Souza. Quem sabe, um dia, uma nova geração de leitores possa ter acesso as aventuras do Pelé quando era criança e quem sabe, um dia, fãs "velhinhos" como eu possam reler essas maravilhosas histórias em quadrinhos. Quem sabe... De um jeito ou de outro, terminamos esse artigo desejando toda felicidade do mundo para o Atleta do Século, bradando em alto e bom som: VIDA LONGA AO REI!



Fontes:
Mauricio de Souza conta como criou o Pelezinho
Color Screen - Pelezinho
Universo HQ - Pelezinho
Wikipedia - Pelezinho
Scream Yell - Pelezinho

Nenhum comentário: