terça-feira, 9 de novembro de 2010

Curiosidades Curiosissimas 037 - O Dia em que Paul McCartney se encontrou com Jack Kirby!



Paul McCartney está entre nós! Em homenagem aos shows que o ex-beatle dará no Brasil nesse mês este blogueiro desencavou das profundezas do passado um dos seus primeiros posts, onde é relatado o sensacional encontro de um dos súditos favoritos da Rainha Elizabeth com Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos! Leiam e se deliciem com essa história!


Era o ano da graça de 1976, e Paul McCartney estava em turnê divulgando o álbum Venus and Mars, que curiosamente trazia uma ótima canção pop chamada Magneto and Titanium Man... Magneto and Titanium Man? Por acaso o ex-Beatle era fã dos X-Men? Seria Paul McCartney um nerd enrustido que finalmente dava vazão ao seu amor por quadrinhos? Muita gente fala que os Beatles gostavam de ler gibis, mas a biografia do quarteto de Liverpool escrita pelo jornalista Bob Spitz (um tijolo de quase mil páginas que estou lendo nesse momento) não traz nenhuma indicação de que os quatro rapazes eram loucamente apaixonados pela Nona Arte. Segundo Paul, a inspiração para Magneto and Titanium Man é um tanto quanto prosaica: em 1975 o mais bonitinho dos Beatles estava na Jamaica gravando Venus and Mars junto com os Wings (banda que o acompanhou durante boa parte dos anos setenta) e a esposa Linda McCartney e os seus pequenos filhos.

Aí vocês sabem como é criança pequena... Com o propósito de sossegar a molecada Paul comprou uma penca de gibis para a molecada, e por acaso um deles trazia o mutante terrorista favorito de todo mundo. Infelizmente não foi possível determinar qual gibi Paul comprou para os seus filhos, mas sabe-se que ele ficou com a palavra "Magneto" na cabeça... E o resultado foi a canção Magneto and Titanium Man.


Como falamos acima em 1976 Paul estava em turnê divulgando o seu novo disco e um dos seus destinos era Los Angeles. Nessa mesma época Jack Kirby residia lá, e os irmãos Gary e Steve Sherman trabalhavam com o Rei. Ao tomarem conhecimento da apresentação de Paul e da canção Magneto and Titanium Man os simpáticos irmãos acharam que seria uma boa idéia armar um encontro entre o ex-Beatle e o co-criador de Magneto, e com a permissão de Jack eles entabularam diversos contatos telefônicos com a gravadora e os acessores de McCartney. Como muita gente na gravadora era fã de primeira ordem do Rei dos Quadrinhos o encontro foi marcado, e Jack, sua esposa Roz, sua filha Lisa os irmãos Sherman foram encontrar-se com o músico inglês.



"Olá, Jack, é um prazer te conhecer!", disse McCartney com seu típico sotaque inglês assim que ficou frente a frente com Jack Kirby. Segundo o testemunho dos Irmãos Sherman o velho desenhista e o ex-Beatle foram extremamente amistosos um com o outro, porém McCartney não contava com uma "surpresa" que Jack preparou para ele: o Rei presenteou-o com um belo esboço a lápis, que retratava Magneto "capturando" Paul e toda a banda Wings. Paul adorou o presente, e em retribuição convidou Kirby e sua família para assistirem no setor vip o show que dentro de alguns instantes ele daria.

Assim que chegou o momento de tocar Magneto and Titanium Man Paul falou em alto e bom som a seguinte frase: "Esta noite na platéia está o criador de Magneto e de muitos outros personagens dos quadrinhos, e eu gostaria de dedicar essa canção à Jack Kirby!". Explodiram os aplausos, e o maior desenhista de super-heróis que o mundo já viu recebeu uma das mais
belas homenagens de toda a sua vida, homenagem essa originária de um dos maiores músicos de todos os tempos. É isso que dá quando dois gigantes se encontram.

Ah, vejam logo abaixo a arte que Kirby fez para Paul McCartney:


E, vejam e ouçam a música também, cacete!


E para aqueles que querem cantar essa bela canção, segue abaixo a letra:

Magneto and Titanium Man

Well I Was Talking Last Night
Magneto And Titanium Man...
We Were Talking About You, Babe,
Oo --- They Said ---

You Were Involved In A Robbery
That Was Due To Happen
At A Quarter To Three
In The Main Street.

I Didn't Believe Them
Magneto And Titanium Man...
But When The Crimson Dynamo
Finally Assured Me, Well, I Knew

You Were Involved In A Robbery
That Was Due To Happen
At A Quarter To Three
In The Main Street.

So We Went Out
Magneto And Titanium Man...
And The Crimson Dynamo
Came Along For The Ride

We Went To Town With The Library
And We Swung All Over That
Long Tall Bank In The Main Street

Well There She Were And To My Despair
She's A Five-Star Criminal
Breaking The Code

Magneto Said "Now The Time Come
To Gather Our Forces And Run!!!"
Oh No...
This Can't Be So...

And Then It Occurred To Me!

You Couldn't Be Bad
Magneto Was Mad!
Titanium Too!
And The Crimson Dynamo
Just Couldn't Cut It No More
You Were The Law...


Fontes:
Jack Kirby Museum
Jack Kirby Collector

2 comentários:

Flávio Gomes da Silva Lisboa disse...

Este blog está cada vez melhor. "O mutante terrorista favorito de todo mundo". Não podia haver definição mais concisa e precisa de Magneto.

Unknown disse...

Só a titulo de correção histórica, quem posa ao lado dos Kirbys e da Linda Mccartney não são os irmãos Sherman, e sim os membros dos Wings na época, Denny Laine e Jimmy McCulloch. Excelente achado, não obstante! :)