Ok, eu já falei an passant sobre esse estranho personagem neste modesto blog (cliquem aqui para saberem sobre o que falei), porém não resisti a tentação e decidi falar um pouquinho mais sobre ele, o feio, forte e formal Solomon Grundy!
Eu era um pequeno nerd morando na Baixada Santista uma das minhas maiores diversões era assistir os Superamigos – o glorioso desenho animado que me apresentou para o Universo DC – e os episódios que envolviam a Legião do Mal (um grupo que congregava quase todos os super-bandidos da DC Comics) decididamente figuravam entre os meus favoritos. Entre os membros da Legião do Mal um chamava minha atenção... Um cara grandalhão, meio Frankstein, meio Hulk, meio zumbi, completamente burro, de pele totalmente esbranquiçada, que vestia farrapos e que invariavelmente iniciava todas as suas falas citando o proprio nome: Salomão Grande quer esmagar Superamigos! Salomão Grande vai destruir o Super-Homem! Salomão Grande isso! Salomão Grande aquilo! De fato, a idiotice desse estranho vilão fascinava e inspirava, tanto que eu só percebi que a pronuncia correta do nome dele era "Solomon Grundy" quando eu o reencontrei nas páginas dos gibis de super-herois!
Solomon Grundy estreou no gibi All-American Comics #61, em uma aventura do Lanterna Verde Alan Scott, no qual foi mostrada que no final do século XIX o comerciante Cyrus Gold foi barbararmente assassinado e teve seu corpo depositado em um pântano próximo a Gotham City. Décadas depois a podridão do pântano ao invés de decompor o cádaver de Gold fez com que ele resuscitasse, apresentando um aspecto completamente monstruoso. Quase que desprovido de memórias de sua vida anterior, ele se lembrava apenas que tinha "nascido numa segunda-feira", o que fez com que uma das primeiras pessoas que se depararam com o monstrengo vindo dos charcos de Gotham City o batizasse com o nome de Solomon Grundy. Aí, os simpáticos visitantes desse blog se perguntarão: o que "nascer numa segunda-feira" tem a ver com o nome Solomon Grundy?
Versinhos infantis são uma tradição popular em quase todas as culturas do mundo... Quem não citou "batatinha quando nasce / esparrama pelo chão / meninha quando dorme / põe a mão no coração" durante a infancia? Eu citei esses versos adoidado quando era molequinho, e um poeminha infantil famosíssimo nos países de Língua Inglesa se chama justamente Solomon Grundy! Vejam esses versos logo abaixo:
Solomon Grundy,
Born on a Monday,
Christened on Tuesday,
Married on Wednesday,
Took ill on Thursday,
Grew worse on Friday,
Died on Saturday,
Buried on Sunday.
This is the end
Of Solomon Grundy.
Traduzido mal e porcamente para a Língua Portuguesa por este blogueiro, os versos seriam:
Solomon Grundy
Nascido numa Segunda-feira
Batizado numa Terça-feira
Casado numa Quarta-feira
Adoentado numa Quinta-feira
Ainda mais adoentado numa Sexta-feira
Morto num Sábado
Enterrado num Domingo
Este foi o fim
de Solomon Grundy
Aliás, meus queridos, assistam duas simpáticas animações inspiradas nesses simpáticos versinhos:
Os versinhos são tão conhecidos entre os povos de Língua Inglesa que não inspiraram apenas o super-vilão da DC Comics: há um patê jamaicano chamado Solomon Gundy, o diretor Danny Boyle acalentou um projeto cinematográfico inspirado nos versinhos, a banda britânica Pogues fez referência a eles na canção Billy's Bones e até maravilhosa Vila Sésamo vez a sua versão deles:
Mas, voltando aos quadrinhos... Desde a sua primeira aparição até os dias de hoje o Solomon Grundy da DC Comics passou por diversas interpretações, sendo retratado quase sempre como um zumbi burro, ou como um quase força da natureza, ou como um anti-herói (ou anti-vilão) e em muitas outras vezes como um dos mais perigosos adversários dos herois da DC Comics. Recententeme ele estrelou uma minisserie em sete partes escrita e desenhada por Scott Kollins, minisserie essa que promete redefinir de uma vez por todas o papel do monstrengo esbranquiçado. Vamos aguardar... E até a próxima!
Fontes:
Wikipedia - Solomon Grundy
2 comentários:
Magnífico o seu blog, meu amigo!
Fiquei muito impressionado!
Meus sinceros parabéns!!!!
Valeu, Marcos! Sempre que possível acompanho os seus diarios no MBB!
Postar um comentário