domingo, 10 de janeiro de 2010

Review 005 - Operação Dragão Gordo !


E aê, vamos falar um pouquinho sobre cinema?

Pois é, meus queridos.... Filmes chineses de artes marciais são uma velha paixão desse blogueiro que vos fala... Durante a minha tenra infância -- lá para o inicio dos anos oitenta (sim, eu sou velho, desgraçados!) -- uma das minhas maiores diversões era na terça-feira sintonizar a televisão na Rede Record e assitir a Poltrona R, uma sessão cinematográfica dedicada única e exclusivamente aos "crássicos" setentistas do cinema porradeiro de Hong Kong. Ora, meus caros, se vocês tem alguma dúvida sobre o meu gosto por pancadaria asiática leiam meus artigos sobre Artes Marciais nos Quadrinhos publicados no HQ Maniacs, clicando aqui, aqui, aqui e aqui. E, essa ligeira introdução tem como propósito única e exclusivamente "preparar o terreno" para falar um pouquinho sobre Operação Dragão Gordo (Enter the Fat Dragon), um dos maiores filmes de kung fu de todos os tempos! Pelo menos na minha opinião é claro!


O principal personagem desse filme é Ah Lung, um camponês humilde e um tanto quanto obeso que era fanático por Bruce Lee (não vamos explicar quem é o Mr. Lee, né?). De tanto assistir aos filmes de Bruce o simpático Ah Lung aprendeu os golpes do seu ídolo, e assim que ele emigrou para a cidade grande para trabalhar no restaurante de um tio tal conhecimento revelou-se útil: gangsteres atazanavam seus parentes, e entre porradas e trapalhadas ele conseguiu salvar o dia.




Dirigido e protagonizado por Sammo Hung, o filme é constituido por brilhantes sequencias de gags visuais dignas dos Três Patetas entremeadas por outras que seguem de perto a tradição de pancadaria do cinema chinês. E, no fundo, no fundo, o objetivo principal do filme é prestar uma grande homenagem a Bruce Lee: constatem isso assistindo os videos abaixo:

Cena de abertura de Operação Dragão Gordo


Dragão Gordo bebaço sai pro pau!>


Ah Lung enfrenta uma versão genérica do Bruce Lee



Talvez em um primeiro momento o nome Sammo Hung não traga nenhuma lembrança para as pessoas, mas é inegável a importância dele para o cinema chinês: assim como seu amigo e contemporâneo Jack Chan, Hung iniciou sua carreira em meados dos anos setenta, e graças a sua imensa capacidade em fazer filmes tanto de drama quanto humor ele logo se tornou um astro, se tornando um dos principais responsáveis pelo sucesso mundial das peliculas de Hong Kong. Um dos trabalho dele muito conhecido no Brasil é a série televisiva Um Policial da Pesada (Martial Law), produzida nos final dos anos noventa e exibida por aqui na Bandeirantes e na Record.


E aê, se interessaram pelo filme? É possível adquirir o DVD de Operação Dragão Gordo no Submarino ou então nas Lojas Americanas. Também é possível assistir ao filme através de "meios alternativos", mas aí vocês que se virem!

Fontes:
Wikipedia - Enter the Fat Dragon
IMDB - Sammo Hung
Wikipedia - Sammo Hung
Sammo Hung - Site Oficial

Nenhum comentário: