sábado, 2 de janeiro de 2010

Curiosidades Curiosissimas 026 - As capas da Marvel que traziam cabeças flutuantes!



As pouquissimas almas penadas que visitam ou visitaram esse blog já devem ter percebido que o dono dele (eu, é claro!) tem uma certa obsessão com capas de gibis de super-herois. Essa obsessão me levou a pesquisar diferentes estilos artisticos usados na criação dessas capas, e de pesquisa em pesquisa me deparei com uma certa maneira da Marvel Comics de fazer capas tão comum na época que eu comecei a ler gibis que fiquei espantado de não ter percebido tal estilo antes: estou falando das capas da Marvel que trazem a cabeça dos personagens (e só a cabeça!) flutuando em um cenário!

Esse estilo começou nos anos sessenta, e não se sabe quem criou... Pode ter sido Jack Kirby, que na época era o principal capista da Casa das Ideias, mas infelizmente falta a mim dados confiáveis sobre o tema para confirmar ou não tal autoria. De um jeito ou de outro, vejam algumas das capas da Marvel feitas nesse estilo durante os loucos anos sessenta. Ah, se vocês quiserem ver tais capas em tamanho ampliado basta clicar nelas!




O auge das "cabeças flutuantes" foi os anos setenta... A quantidade de capas que eu vi nesse estilo produzidas nesse período é absurda! Quase todos os personagens da Marvel tiveram pelo menos uma capa feita assim, e logo abaixo algumas delas estão reproduzidas, para a apreciação de vocês:






Nos anos oitenta as "cabeças flutuantes" começaram a cair em desuso, e praticamente só foram usadas em capas da revista The Avengers (Os Vingadores). Vejam algumas delas logo abaixo:





Vieram os anos noventa e as "capas-cabeças-flutuantes" cairam de vez em desuso... É uma pena, porque por mais estranho que pareça em alguns casos elas realmente conferiam a capa uma dramaticidade toda especial. A DC Comics também tinha as suas "capas-cabeças-flutuantes", mas sobre elas iremos falar em outro momento e hora! Até a próxima!

Fonte:
Comic Coverage

4 comentários:

disse...

Lembro que uma das edições de Marvel X DC trazia as cabeças flutuantes dos principais personagens das editoras em uma página dupla.

Paulo Almeida Prado disse...

mto legal! :D

Claudio Basilio disse...

Poxa, você teria um link para essa imagem, Cloron? Seria bem interessante vê-la...

Flávio Gomes da Silva Lisboa disse...

"Será que esse estilo de desenho serviu de inspiração para o Modok?"
Diretamente da Alma Penada mais fiel deste blog.