terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Retrospectiva 004 - Os Presidentes Americanos nos Quadrinhos!


Ah, foi emocionante a posse de Barack Hussein Obama como quadragésimo-quarto presidente dos EUA, não acham? Bão, eu pelo menos achei... E as editoras de quadrinhos americanos provavelmente também... Alguns meses atrás o roteirista/desenhista/editor Erik Larsen botou o seu Savage Dragon na campanha em favor do então candidato democrata (assunto que eu discuti aqui), e tentando tirar proveito da "Onda Obama" recentemente a Marvel Comics botou o Homem-Aranha frente-a-frente com o mais novo mandatário estadunidense no gibi Amazing Spider-Man #583, que arrebentou a boca do balão no quesito vendas. Como vendas altas são o tipo de coisa que todo autor gosta o famigerado Rob Liefeld já prometeu que a sua "melhor criação" - o super-grup Youngblood - também terá um encontro pessoal com o novo presidente americano. Bom, dito tudo isso, acredito que esse momento é mais do que perfeito para relembrar algumas aparições presidenciais que rolaram nos quadrinhos americanos. Antes de iniciarmos essa retrospectiva, um aviso: não iremos citar aqui todas as aparições presidenciais porque isso envolveria um trabalho gigantesco de pesquisa; iremos relacionar apenas um ou outro momento do Presidente dos EUA nos gibis. Vilões e super-heróis que por um acaso viraram presidentes também estarão fora da lista. Tudo bem? Beleza... Então vamos lá:


Figura notável esse tal de Franklin Roosevelt... Liderou com pulso os EUA durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, e até hoje é considerado um dos maiores presidentes americanos de todos os tempos. Com tanta fama assim não foi dificil para ele fazer uma visita ao Mundo Encantado da Nona Arte, e o escritor/editor Roy Thomas fez com que ele fosse o idealizador do All-Star-Squadron, mega-super-equipe que reunia heróis da Era de Ouro tanto da DC Comics quanto de outras editoras menores ou falidas compradas por ela. Também coube a Roosevelt dar pessoalmente para o Capitão América o seu famoso escudo redondo no gibi Captain America#255, escrito por Roger Stern, desenhado por John Byrne e publicado recentemente aqui no Brasil no encadernado Os Maiores Clássicos do Capitão América vol.01.


Carismático, jovem, bonito e grande-comedor-de-mulheres, John Fitzgerald Kennedy foi o primeiro presidente católico dos EUA, e infelizmente o seu mandato iniciado em 1961 foi abruptamente encerrado em 1963, quando ele foi assassinado durante uma visita ao Texas. Só que antes do seu falecimento ele teve tempo para encontrar-se com o Superman na revista Superman #170, que trazia a história Superman's Mission For President Kennedy (A missão do Superman para o Presidente Kennedy) , escrita pela dupla Bill Finger e E. Nelson Bridwell e desenhada por Al Plastino. Lançada em 1964, nessa aventura o Homem de Aço ajuda a divulgar um programa nacional de prática de atividades fisicas, e devido a morte de Kennedy a sua publicação foi quase suspensa. O que impediu o seu cancelamento foi um pedido para que elea fosse publicada que partiu do gabinete de Lyndon Johnson (o sucessor de Kennedy), que entendeu que essa aventura era uma boa forma de homenagear o presidente falecido.


Richard Nixon era um presidente ranzina e pouco carismático, e além desses defeitos ele gostava de espionar os seus adversários politicos, fato esse que assim que foi descoberto motivou a sua renúncia em 1974. Antes de renunciar ao cargo Nixon exigiu providências do Quarteto Fantástico em relação a Galactus no gibi Fantastic Four #123 (no Brasil Incrível Hulk #06, 1983, Ed. Abril) e foi avisado quando o exército americano capturou o Hulk na revista Incredible Hulk #152. Todavia, com certeza a aparição mais marcante de Nixon nos quadrinhos foi na minissérie Watchmen, onde através de diversos arranjos politicos ele praticamente conseguiu se tornar o presidente vitalício dos EUA.


Hoje Jimmy Carter é respeitado como um dos maiores e mais importantes defensores dos direitos humanos, só que em 1981 as suas chances de obter um segundo mandato foram para o espaço devido a sua ineficiência em lidar com a ascenção dos radicais xiitas no Irã. Talvez Carter tivesse tido chances eleitorais melhores caso na vida real ele tivesse sido ajudado pelo Coisa e por Nick Fury, que impediram que ele fosse assassinado nos gibis Marvel Two-in-One #26 e #27. Todavia essa não foi a única ajuda super-heróistica que Carter recebeu, já que na revista Justice League of America #150 a Liga da Justiça o protegeu do vilão Star-Tsar.


Bonachão que nem só ele, o carismático ex-ator Ronald Reagan se tornou idolo de conservadores do mundo inteiro, e a quantidade de aparições quadrinisticas do sujeito é enorme. Vamos ficar só em uma, quando devido a protestos populares (manipulados pelo vilão Darkseid) ele proibiu as atividades super-heroísticas no segundo capítulo da minissérie Lendas (Legends), relançada aqui no Brasil a alguns anos atrás pela Panini.

Bill Clinton
Primeiro presidente americano oriundo da geração baby-boomer (nascida após a Segunda Guerra Mundial) Bill Clinton realizou um bom trabalho a frente do governo americano, apesar da feroz oposição dos conservadores. Nos quadrinhos Clinton deu o ar da sua graça durante as sagas O Retorno do Superman e Heróis Renascem, só que entre todas as aparições do grisalho presidente a mais interessante sem dúvida foi a idealizada pelo escritor Alan Moore no gibi Supreme The Return #01, onde o grisalho presidente foi deposto do governo pelo vilão alienigena Korg, que ainda por cima tomou como concubina a "adorável" primeira-dama Hillary Clinton. Caso vocês queiram saber como Korgo lidou com Hillary recomendo a leitura do encadernado Supremo - A Era de Bronze, lançado a pouco tempo no Brasil pela Devir.


Inepto. Esbanjador que destruiu as contas públicas americanas. Lançou o EUA em duas guerras sem fim. Responsável direto por uma das maiores crises financeiras da história do Capitalismo... Não vamos nos alongar nos "comentários" sobre George W. Bush, uma vez que entendemos que a "cara" dele perguntando a Nick Fury se o Capitão América era "esperto o bastante" no gibi Ultimates #03 já diz tudo...

E como diria Stan Lee: tenho dito!

Fonte:
SuperHeroUniverse

Nenhum comentário: