quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Halloween dos Super-Heróis



Vocês conhecem o sujeito acima? Hum, eu acho que não... Bem, permitam que eu o apresente: seu nome é Tom Fagan, um nerd inveterado que no começo dos anos setenta reuniu em sua casa em Rutland (cidade localizada no estado de Vermont, nos EUA) a fina flor dos roteiristas e desenhistas do mercado americano de quadrinhos, em festas de Halloween de arromba. Pois é, a vida desse sujeito e as HQ's criadas tendo ele e sua festa de Dia das Bruxas como inspiração são o tema do artigo O Halloween dos Super-Heróis, um artigo escrito por mim e que foi publicado pelos meus amigos do HQManiacs. Eis aqui um pequeno trecho do artigo:



O Primeiro Crossover Marvel/DC


No final de 1972 e início de 1973, Rutland e o seu desfile de Dia das Bruxas foram o principal cenário de três HQ´s, só que ao contrário das aparições anteriores da pequena cidade de Vermont, essas três histórias eram sutilmente interligadas. E, além de serem ligadas entre si, duas dessas aventuras foram publicadas pela Marvel e a outra pela DC Comics. Resumindo: na prática elas compuseram o primeiro crossover Marvel/DC! Mas como isso foi possível em pleno início dos anos setenta? Bem, todos os roteiristas que conceberam essas histórias participavam habitualmente das festas de Fagan e, em conjunto, eles decidiram que cada uma delas complementaria as outras, apesar de ser possível lê-las de maneira separada. Naturalmente isso foi feito sem o consentimento prévio dos donos da Marvel e da DC Comics, e como quase sempre, os artistas envolvidos nas histórias que homenageavam Tom Fagan também “participaram” dessas aventuras. Mas, afinal de contas, que histórias são essas?(...)


E aí, estão interessados em saber detalhes sobre o primeiro crossover entre a Marvel e a DC Comics? Gostariam de saber mais sobre Tom Fagan e suas festas de Halloween? Querem fazer um "passeio" pela Marvel e DC Comics dos anos setenta? Bem, é só clicar na figura abaixo:


E tenho dito!

2 comentários:

Roberto Guedes disse...

MUITO BOM!!!
Já pensou em escrever um livro?
Arrisco a dizer que é a sua melhor matéria até o presente momento. Comentei sobre as HQs de Rutland dentro de boxes numa matéria publicada no álbum "A Noite do Ceifador" da Opera, mas com bem menos detalhes, já que a linha principal era dedicada a Neal Adams. Sempre gostei demais do que aqueles sacanas da Marvel e DC fizeram. Praticamente uma molecagem... no bom sentido, é claro. Falta esse ímpeto aos carinha de hoje. Aliás, falta um monte de coisa. Tsc...

De volta ao seu texto, só duas coisinhas, Brodi:

1) faltou dizer que a primeira republicação brasileira de "A noite do ceifador" foi feita pela EBAL, no Almanaque de Batman 1973 (link abaixo).

http://www.gibihouse.xpg.com.br/ebal/dc/almbatman/alm73.jpg

2) Dr. Spektor saiu sim no Brasil, pela Vecchi, nos anos 70. O nº 1 da revista foi totalmente dele. Depois, virou simplesmente "Spektro", com material da Charlton e nacional.

Ah, esse Thunderbunny é um sarro. Aparece na página 184 do "A Era de Bronze dos Super-Heróis".

Abração, e continue com o bom trabalho!

Claudio Basilio disse...

Valeu pela visita, Guedes! Diante dos seus elogios a única coisa que posso falar é que o texto que você escreveu sobre Rutland para a edição especial Batman - A Noite do Ceifador e outras Histórias (da finada Opera Graphica) foi uma das inspirações que motivou a feitura desse artigo, e se eu muito não me engano ele foi o primeiro texto em Língua Portuguesa sobre o assunto.

Quanto aos "sacanas" da Marvel e da DC Comics, bem... Posso te dizer uma coisinha rapidinha e básica: nunca me auto-censurei tanto na feitura de um artigo quanto nesse sobre Rutland e Tom Fagan! Se um dia tivermos a oportunidade de nos encontrarmos novamente nas Fest Comix's da vida conversarei com você sobre o assunto de maneira mais detalhada...rs...rs...rs...rs...

Agora, quanto aos erros apontados por você, well... Vamos por partes:

01) Você tá coberto de razão em lembrar que a primeira publicação da aventura A Noite do Ceifador no Brasil ocorreu nos bons e velhos tempos da EBAL. O pior de tudo é que eu sabia disso, eacabei esquecendo de colocar essa referência no texto! Taí um negócio que precisa ser corrigido com urgência...

02) Pois é, infelizmente meu nível de conhecimento sobre o material publicado pela Vecchi nos anos setenta tende a zero. Cheguei a procurar na internet referências nacionais sobre o Dr. Spektor, e como não achei nada erroneamente deduzi que nenhuma história dele foi publicada no Brasil. É aquela velha história: ainda chegará o dia em que todos os gibis publicados no Brasil serão catalogados e tal catálogo ficará a disposição do público... Enquanto isso eu vou dando essas "mancadinhas"...rs...rs...rs...rs...

Pois é, Seu Guedes, vou finalizando por aqui... Entrarei em contato com a rapaziada do HQM e pedirei a eles que corrijam no texto os erros apontados por você. E, repetindo: Obrigado pela visita!