sábado, 20 de novembro de 2010

Curiosidades Curiosissimas 039 - Lobo, o primeiro heroi negro ter revista própria nos EUA!


Já faz um tempinho que escrevo sobre quadrinhos, e até hoje o meu texto que fez mais sucesso foi aquele que versava sobre a presença negra nos quadrinhos americanos, publicado no HQManiacs. Esse artigo está repleto de agressões a Lingua Portuguesa e infelizmente deixei de fora dele vários assuntos, porém confesso que muitas vezes os elogios que recebo por causa dele me deixam um tanto quanto metido a besta. E como eu já disse, deixei bastante coisa de fora dele e, justamente hoje, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, quero tratar de um desses assuntos esquecidos, falando um pouquinho sobre o Lobo, o primeiro heroi negro a ter revista própria nos EUA!

Antes de mais nada, precisamos deixar clara para os eventuais "leigos" em quadrinhos que estejam lendo esse artigo a diferença entre "super-heroi" e "heroi". Usualmente são considerados "super-herois" os personagens que possuem super-poderes e habilidades especiais, ou então que vestem uniformes espalhafatosos, o que seria o caso, por exemplo, do Superman ou do Batman. Por outro lado, são chamados de "herois" personagens desprovidos de qualquer habilidade super-diferenciada, e podemos enquadrar nessa categoria os bons e velhos caubois dos gibis. E por acaso, Lobo era um desses caubois...


A revista de Lobo foi lançada no final de 1965 pela Dell Comics, e seguia de perto os clichês básicos dos gibis de faroeste: o nosso heroi era um pistoleiro conhecido apenas pela alcunha e foi acusado injustamente de cometer vários crimes. Isso o obrigou a vagar pelo Velho Oeste, e nessas andanças ele sempre arrumava tempo para corrigir injustiças, proteger os mais fracos e encarar toda sorte de bandidos. Tudo muito legal, hein? Mas de onde surgiu a inspiração para criar Lobo?


Em meados de 1965 o desenhista italo-americano Tony Tallarico trocou algumas ideias com o escritor D.J. Arneson, e definiram as linhas gerais do personagem, inclusive a sua etnia. Após isso, eles mostraram seus esboços para a editora-chefe Helen Myer, que adorou o novo heroi e deu carta branca para a sua estreia em uma revista própria. Duzentas mil cópias da primeira edição de Lobo foram impressas e enviadas para as bancas de jornais, mas... O "imponderável" ou, melhor dizendo, o "previsivel" acabou acontecendo....

Nos anos sessenta os EUA estavam mergulhados em conflitos raciais, e muita gente não via com bons olhos figuras como Martin Luther King e Malcolm X. Essas mesmas pessoas certamente não eram adeptas de caubois negros como Lobo, e o resultado é que a revista foi um monumental fracasso de vendas, tanto que muitos jornaleiros se recusaram a vender o gibi, em um claro ato de boicote.


Um segundo número de Lobo ainda foi lançado no início de 1966, mas infelizmente o boicote persistiu e a revista foi cancelada. Muitos podem entender isso como um fim, porém na realidade Lobo se tornou um grande começo para a presença negra nos comics americanos: naquele mesmo ano Stan Lee e Jack Kirby apresentavam nas páginas do gibi Fantastic Four #52 o Pantera Negra, o primeiro super-heroi negro dos quadrinhos. O próprio Lee - junto com o artista Gene Colan - em 1969 introduziu o Falcão nas aventuras do Capitão América, até que em 1972 Luke Cage se tornou o primeiro super-heroi afro-americano a ter a sua própria revista.

Até hoje, a presença negra nos quadrinhos e em diversas mídias ainda está muito aquém do desejado, porém, como comprovamos logo acima a ousadia de Arneson e Tallarico rendeu - e ainda rende - bons frutos, tanto que em 2006 o desenhista foi agraciado com o Glyph Comics Awards pela primazia em criar o primeiro heroi negro a ter uma revista própria. Dito tudo isso, nos despedimos, e quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto pode ler a minha série de artigos sobre os negros nas Histórias em Quadrinhos clicando nos links abaixo. Até a próxima!

Fonte:
Lobo - Wikipedia

3 comentários:

Roleplayer Morrison disse...

Interessante!

Minha ressalva fica só quando você faz distinção entre "super-heroi" e "heroi" pra mais tarde afirmar que o Pantera Negra foi o primieor super-heroi negro dos quadrinhos... Não seria ele só "heroi"?

Claudio Basilio disse...

Brigado pela visita! Quanto ao seu questionamento, essa é uma das discussões nérdicas mais antigas do mundo... Geralmente o consenso entre os nerds americanos é que tipos como Batman, Gavião Arqueiro e o Pantera Negra são considerados super-herois porque vivem em um universo ficcional repleto de super-seres, e apresentam vestuários e atitudes similares a deles, o que deciddamente não é o caso do nosso amigo Lobo. De um jeito ou de outro, valeu pela visita!

Davidson Abreu disse...

Como já disse anteriormente, o Pantera Negra tem sim super poderes, após comer o "coração" ficou com os sentidos super aguçados, além da agilidade ampliada (tanto quanto a de uma pantera)é só observar suas acrobacias, que nenhum ser humano seria capaz de fazer sem super poderes. Bem, essa é minha visão sobre o assunto.