sábado, 27 de março de 2010

Opinião 010 - O Falecimento de Dick Giordano



Existem artistas que passam pelas nossas vidas de fãs e que, apesar da competência de seus trabalhos não arrancam os nossos suspiros. Apenas quando tais artistas abandonam para sempre o nosso convívio é que realmente damos a eles o valor merecido, e principalmente nos tornamos cientes da sua importância para a tão combatida e esculhambada Nona Arte. Infelizmente, esse é o caso do desenhista, arte-finalista e editor Dick Giordano, que no dia 27 de Março de 2010 deixou para trás esse mundo mesquinho no qual nós vivemos.


Richard Joseph Giordano nasceu em Nova York em 1932, e como quase todo garoto daquela época ele ficou fascinado pelo advento dos gibis de super-herois. A infância passou, porém o fascinio pelos herois fantasiados o permeou de tal forma que adulto ele procurou emprego na indústria de quadrinhos, e após trabalhar nos estudio de Jerry Iger em 1952 ele descolou um bico de desenhista free-lancer na extinta Charlton Comics. Ele trabalhou na Charlton até 1965 (chegando inclusive a assumir o cargo de editor-chefe), e de lá Giordano foi para DC Comics, trazendo consigo do seu ex-emprego vários artistas então iniciantes e que posteriormente obteriam grande sucesso, como Denny O'Neill, Jim Aparo e Steve Skeates.


Trabalhando na DC Comics no final dos anos sessenta e inicio dos setenta Giordano essencialmente emprestou o seu nanquim para os desenhistas da casa, e provavelmente o seu trabalho mais famoso dessa época seja a arte-final para o lápis do genial Neal Adams no gibi Green Lantern/Green Arrow (Lanterna Verde/Arqueiro Verde). Alias, com Adams ele saiu da DC Comics em 1971 para fundar a Continuity Associates, uma empresa especializada no fornecimento de serviços artisticos. Por lá Giordano fez uma das coisas que mais gostava, que era desenvolver o potencial de artistas novatos, e receberam os seus ensinamentos artistas excepcionais como Terry Austin, Bob Layton, Al Milgrom, Joe Rubinstein e Bob Wiacek. Suas obrigações na Continuity não o impediram de fazer um ou outro serviço free-lancer para a Marvel Comics, DC Comics ou Warren, e dois dos seus mais destacados trabalhos são as magnificas arte-finais para o crossover intereditorial Superman vs. the Amazing Spider-Man (Superman versus Homem-Aranha, desenhado por Ross Andru) e o improvável crossover Superman vs. Muhammad Ali., que contou com o lápis do seu amigo Neal Adams.


Em 1980 Giordano retornou para a DC Comics, e em 1983 ele assumiu o cargo de Vice-Presidente / Editor-Executivo da editora. Nessa função Giordano foi responsável pela coordenação geral de diversos sucessos da editora nos anos oitenta, como a maxisserie Crise nas Infinitas Terras, a minisserie Cavaleiro das Trevas e o lançamento da selo adulto Vertigo. Em 1993 a perda progressiva da audição e o falecimento da sua esposa Marie Trapani fizeram com que Giordano se aposentasse, porém os grandes artistas na verdade nunca param de vez: entre um free-lance aqui e outro acolá em 1994 ele ilustrou uma graphic novel da heroína inglesa Modesty Blaise, em 2002 ajudou seu pupilo Bob Layton na fundação da editora Future Comics, desenhou histórias do Fantasma para o mercado europeu e australiano e em 2005 lançou o livro Draw with Dick Giordano, onde compartilhava os segredos das suas técnicas com seus fãs. Mesmo tentando se manter ativo fazendo diversas artes comissionadas para os seus fãs e mantendo um site pessoal, infelizmente a idade começou a cobrar o seu preço e hoje (27/03/2010) Bob Layton anunciou que o coração do seu mentor parou de bater. Dick Giordano tinha setenta e sete anos.




Como falamos no começo desse post, as vezes somente a despedida definitiva abre os nossos olhos para a importância de certos artistas, e de certa forma esse texto visa ressaltar toda a alegria que Dick Giordano trouxe para fãs de quadrinhos do mundo inteiro. Sem mais, só podemos terminar esse texto agradecendo ao mestre... Descanse em paz, Mr. Giordano.



Fontes:
Dick Giordano - site oficial
Wikipedia - Dick Giordano
Newsarama - Dick Giordano
Comic Book Resources - Dick Giordano
Bleeding Cool - Dick Giordano

Nenhum comentário: