domingo, 28 de fevereiro de 2010

Curiosidades Curiosissimas 030 - O Dia em que os Defensores apareceram no desenho da Liga da Justiça!



Após uma longa ausência carnavalesca nós voltamos! E nada mais legal do que voltar citando o melhor desenho animado de super-herois de todos os tempos, Liga da Justiça, desenho esse por quem eu declarei todo o meu amor aqui. Aliás, vocês sabiam que alguns episodios da Liga da Justiça contaram com a "participação especial" de um certo super-grupo da Marvel Comics? Ora, vejam só como isso aconteceu...



No início dos anos setenta a Marvel lançou na revista Marvel Feature #01 os Defensores, um improvável agrupamento de super-herois composto originalmente pelo Incrível Hulk, Principe Submarino e Doutor Estranho e que se reunia somente quando surgia uma ameaça grande demais para que um heroi lidasse individualmente com ela. Com o passar do tempo novos personagens integraram as fileiras da super-equipe, sendo que os mais destacados entre eles são o Surfista Prateado, a asgardiana Valquiria e o ex-vilão Falcão Noturno e, mesmo com os altos e baixos do mercado editoral americano os Defensores conseguiram constituir uma base respeitável de fãs. Entre esses fãs estava Bruce Timm, um dos produtores responsáveis pelo desenho animado da Liga da Justiça.

Por volta de 2004 Timm estava louco para desenvolver um episodio da Liga focado especialmente no Aquaman. Após várias reuniões criativas com os roteiristas e animadores responsáveis pelo desenho foi decidido que no episodio em questão o heroi aquático da DC Comics contaria com a ajuda da Liga da Justiça e do Senhor Destino (o mais poderoso mago do Universo DC) para enfrentar um monstro ancestral que ameaçava destruir tanto a Atlântida quanto o mundo da superfície. Aí, justamente em uma dessas reuniões criativas Timm percebeu que o Aquaman e Senhor Destino eram obviamente semelhantes com o Principe Submarino e o Doutor Estranho, o que o levou a declarar: "Ei, com o Aquaman e o Senhor Destino nós temos dois terços dos Defensores! Para termos uma versão alternativa dos Defensores só falta acharmos uma contraparte do Hulk no Universo DC!". Achar a contraparte do Hulk foi fácil: eles simplesmente "contrabandearam" para dentro da aventura que estavam concebendo Solomon Grundy, um monstruoso vilão (ou anti-herói, ou anti-vilão, dependendo do roteirista de plantão) oriundo dos pântanos de Gotham City e que de fato guardava muitas semelhanças com o Gigante Verde da Marvel Comics.

Escrito por Dwayne McDuffie e batizado com o nome Terror Beyond, o episódio fez jus ao reconhecido padrão de qualidade da série, e para deixar a "brincadeira-homenagem" aos Defensores ainda mais interessantes Timm e sua equipe fiz com que a Mulher-Gavião se tornasse simultaneamente uma equivalente da Valquiria e do Falcão Noturno. Essa equivalência se caracterizava pela maneira como Grundy chamava a super-heroína alada, somente se referindo a ela como "bird nose" (que poderia ser traduzido como nariz de pássaro ou bicudo). "Coincidentemente", nas aventuras clássicas dos Defensores o Hulk chamava o Falcão Noturno de "bird nose" também! Caso queiram assistir o episódio, acessem o link abaixo e divirtam-se! Ah, um aviso: o áudio está em Inglês...





Não pensem que Terror Beyond foi a última aparição dos "Defensores da DC Comics". No episódio Wake the Dead esses personagens voltaram a ser reunidos por Timm e sua equipe , e ganharam mais um reforço: o então reformado super-vilão róbotico Amazo deu o ar da sua graça, fazendo as vezes do Surfista Prateado! Assistam o video abaixo como foi essa reunião:








Pois é, meus queridos, é por essa e por outras que este modesto blogueiro considera Liga da Justiça o maior desenho animado de super-herois de todos os tempos! Dito isso, me despeço e fiquem com uma bela arte comissionada de Bruce Timm, na qual com o seu peculiar estilo artistico ele retrata os verdadeiros Defensores. Até a próxima!


Fonte:
World's Finest On-Line - Terror Beyond
World's Finest On-Line - Wake the Dead
Toon Zone -Terror Beyond
Toon Zone -Wake the Dead