domingo, 16 de agosto de 2009

Curiosidades Curiosissimas 025 - Os mais estranhos crossovers de todos os tempos!


Pois é, meus caros, um belo dia desses este simpático blogueiro que vos fala estava navegando a toa pela internet e fez uma visitinha ao site geek SCI FI Wire, e por lá ele se deparou com mais uma dessas "lista de mais mais". Ora, essas listas feitas por algum desocupado são uma autêntica praga e quase sempre refletem a opinião idiota e pouco abalizada do autor da mesma, mas a lista que eu vi no SCI FI Wire é tão interessante que não resisti a tentação de praticamente reproduzi-lá no meu modesto blog. Dito isso, vejam logo abaixo os mais estranhos encontros/crossovers/team-up dos quadrinhos americanos!


Jornada nas Estrelas com Mutantes?



Em 1996 razões que a própria razão desconhece fizeram o Capitão James Kirk e toda a tripulação da Série Clássica ter um contato imediato do primeiro grau com os X-Men. A história escrita por Scott Lobdell e desenhada por uma penca de artistas é tão bisonha que nem vamos entrar no mérito de discuti-la, mas pelo menos uma cena faz com que ela tenha o seu charme: ver o Spock aplicando o seu toque neural no Wolverine não tem preço! Posteriormente os mutantes da Marvel Comics se encontraram com a turma da Nova Geração em duas edições especiais lançadas em 1999 e em um romance escrito por Michael Jan Friedman.


Justiça a qualquer custo...



A produção americana de quadrinhos nos EUA é maciçamente focada em super-heróis, porém as bem-humoradas histórias do Archie – publicadas pela editora do mesmo nome – são uma honrosa exceção a regra. Um autêntico ícone cultural americano, não demorou muito para alguém ter a "brilhante" ideia de botar o Archie para enfrentar algum tipico super-heroi dos quadrinhos estadunidense. E isso de fato ocorreu em 1994, no sensacional gibi Archie Meets the Punisher / The Punisher Meets Archie, uma edição lançada simultaneamente com duas capas diferentes pela Marvel e pela Archie Comics onde o alegre ruivinho fica frente com ninguém mais ninguem menos que o Justiceiro, o psicopata-e-impiedoso-matador-de-bandidos da Marvel Comics! Claro, essa "aventura" está longe de ser um clássico moderno da HQ americana, mas até que é bonitinha, isso sem falar que todas as aparições do Justiceiro são desenhadas pelo espetacular John Buscema, um dos maiores artistas dos quadrinhos americanos de todos os tempos.


O Cego e o Paranormal



Nos anos setenta praticamente o mundo inteiro se encantou com os encantos de Uri Geller, um cidadão britânico-israelense supostamente dotado de poderes telecinéticos e telepáticos. Ora, para quem entortava colheres e fazia relógios andarem mais rápido apenas com a força do pensamento fazer uma aparição em gibi de super-heróis é mole, ainda mais quando Stan Lee está mais do que afim de botá-lo em uma tipica história da Marvel Comics! E foi o que aconteceu em Daredevil #133, onde ao lado do herói cego Demolidor o paranormal enfrentou uma perigosa trupe de bandidos.


A Dupla Dinâmica e o Comediante.



Talvez pouca gente saiba, mas desde o inicio dos anos cinquenta até o comecinho dos anos setenta o comediante Jerry Lewis era a principal estrela de um gibi humoristico publicado pela DC Comics, e muitas dessas histórias foram publicadas por aqui pela finada editora Ebal. Demorou um tempão, mas finalmente em 1966 Jerry se encontrou com super-heróis da DC no gibi The Adventures of Jerry Lewis #97, onde ele ao lado de Batman e Robin encararam o famigerado Coringa.


Os embalos de sábado a noite.



O Saturday Night Live é o principal programa de humor da tevê americana, e nos últimos trinta anos quase todos os principais humoristas daquele país passaram por lá. No final de 1978 no gibi Marvel Team-up #74 nosso querido Homem-Aranha juntamente com Stan Lee (sim , o Cara!) deu o ar da graça no estúdio onde o programa era gravado, e junto com os humoristas ele enfrentou um grupo de bandidos que estava barbarizando no local.


Mais um humorista...



A mais de meio século o humorista estadunidense Don Rickles mantém um sólida e reconhecida carreira artistica, e em 1970 uma jogada marqueteira bolada por ele e pela DC Comics fez com que o comediante aparecesse na revista Superman's Pal Jimmy Olsen # 141, gibi escrito e desenhado pelo glorioso Jack Kirby. Nessa aparição um clone maligno de Rickles toca o terror para cima do Superman e do Guardião, e decididamente tal história está muito longe de ser um dos pontos altos da carreira de Kirby.


E mais um humorista... O último...



O humorista/apresentador/entrevistador David Letterman é um veterano da tevê americana, tanto que as mais diversas celebridades já foram entrevistadas por ele. Estava faltando apenas uma equipe de super-heróis no seu currículo, e em 1984 o apresentador entrevistou os Vingadores, no gibi Avengers #239, e obviamente o sossego dessa entrevista foi perturbado por um cientista louco, que no final das contas foi derrotado pelo próprio Letterman!


Malditos Marcianos...



Nos anos trinta o ator/autor/roteirista/diretor/radialista Orson Welles causou furor na América com a adaptação radiofônica do romance sci-fi Guerra dos Mundos, que de tão bem feita induziu milhares de pessoas a acreditarem que os EUA realmente estava sendo invadido por marcianos. Em 1949 Welles se encontrou com marcianos de verdade no gibi Superman #62, e as coisas teriam acabado mal para ele se o Superman não aparecesse para ajudá-lo...


A Luta do Século!



Em 1978 a carreira do pugilista Muhammad Ali estava mais pra lá do que pra cá, mas um grande luta ainda faltava para aquele que muitos consideram o maior boxeador de todos os tempos: enfrentar em combate o Superman! Escrita por Denny O'Neill, desenhada por Neal Adams, Superman vs. Muhammad Ali tem um roteiro assumidamente bobo, onde Ali distribui bordoadas tanto no Homem de Aço quanto em malignos invasores alienigenas, só que, a despeito da qualidade da história precisamos admitir: a arte de Adams está esplendorosa, e a capa desse gibi certamente é uma das belas já produzidas nos quadrinhos americanos. Ah, uma curiosidade: prestem atenção no canto inferior esquerdo da capa: reconhecem na platéia um certo cidadão brasileiro, vestido de amarelo?


Um rapper no meio da bandidagem...



Esse encontro não estava na lista original do SCI FI Wire, mas é tão interessante que não podíamos deixar de falar nele... No primeiro semestre de 2009 o rapper Eminem lançou os álbuns Relapse e Relapse 2, e como estratégia de divulgação ele permitiu que a Marvel Comics produzisse uma HQ, estrelada por ele e pelo eterno-matador-de-bandidos Justiceiro. Originalmente essa história foi publicada pela XXL (especializada em hip-hop), e atualmente está disponível para leitura on-line no site oficial da Marvel. E é só! Até a próxima!


Fonte:
SCI FI Wire

domingo, 2 de agosto de 2009

Retrospectiva 006 - As Revistas Team-Up !



Olá, meus caros visitantes! Aqui estamos novamente, e dessa vez tocaremos em um assunto que é muito caro para nós, e provavelmente para todos os fãs de quadrinhos: os team-up's! Não sabe o que é um team-up? Ora, team-up é uma expressão em lingua inglesa qu é usada nos quadrinhos para designar os famosos encontros entre super-heróis que geralmente não trabalham juntos. Ora, desde os anos quarenta os team-up's são uma tremenda carne de vaca nos quadrinhos americanos, e certamente o sucesso desses encontros fez com que nos anos sessenta e setenta surgissem revistas totalmente dedicadas a eles. E justamente essas revistas serão relembradas por nós... Por favor, nos acompanhem nessa retrospectiva...


The Brave and the Bold




A importância de The Brave and the Bold é incalculável, uma vez que esse gibi praticamente foi um dos berços da chamada Era de Prata dos quadrinhos americanos. Lançada em 1955, inicialmente a proposta editorial dessa revista era publicar histórias heróicas ambientadas em épocas passadas, trazendo aventueiros como o Principe Viking (Viking Prince), o Cavaleiro Silencioso (Silent Knight) e Robin Hood. Posteriormente a revista passou a apresentar novos personagens, que dependendo da aceitação do público poderiam ganhar revista própria, que foi o que acabou acontecendo com a Liga da Justiça (Justice League) e o Gavião Negro (Hawkman). A partir da quinquagesima edição o gibi teve uma nova mudança editorial passando a apresentar encontro entre os heróis do Universo DC, porém a partir da sexagésima-sétima edição tais encontros passaram a ter um personagem fixo: o Batman. Provavelmente o Cruzado Encapuzado se tornou personagem fixo de The Brave and the Bold devido ao avassalador sucesso do seriado televisivo do Homem-Morcego estrelado por Adam West. O seriado foi cancelado, mas o Batman continuou a participar do gibi, que entrou nos anos setenta com a maior parte de suas histórias desenhadas pelo sensacional Jim Aparo. Em 1983 a revista foi cancelada para dar lugar a Batman and the Outsiders, porém esse não foi o fim definitivo de The Brave and the Bold... Nos anos que se seguiram a DC Comics lançou diversas minisséries com esse titulo, até que em 2007 a revista voltou em definitivo, apresentando mensalmente aventuras conjuntas dos heróis da editora. Aqui no Brasil as histórias dessa nova fase são publicadas regularmente nas revistas DC da Panini, enquanto boa parte dos team-up's do Batman foram lançados por aqui no final dos anos setenta e inicio dos oitenta no gibi Superduplas, da saudosa editora Ebal. Ah, e antes que vocês perguntem: sim, os team-up's do Batman dos anos setenta são a inspiração e mote do sensacional desenho animado Batman: Os Bravos e Destemidos, exibido semanalmente no canal a cabo Cartoon Network.


Marvel Team-Up




Lançada no inicio de 1972, Marvel Team-Up tinha como proposta trazer aventuras onde ou o Homem-Aranha ou o Tocha Humana dividiram a cena com outros personagens da Marvel. Não demorou muito para o herói aracnídeo tomar conta de vez da revista, se tornando na prática o personagem fixo da mesma na maior parte das edições lançadas. Diversas equipes criativas passaram pela revista, e uma que merece destaque foi aquela formada pelo escritor Chris Claremont e John Byrne, que após a sua passagem por Marvel Team-Up fizeram histórias juntos trabalhando com os X-Men. Após cento e cinquenta edições lançadas o gibi foi cancelado no inicio de 1985, e posteriormente foi retomado em 1997. Nesse relançamento as primeiras edições contaram a presença do sobrinho favorito da Tia May, porém a partir da oitava edição o Principe Submarino passou a ser o destaque do gibi, que nessa versão teve apenas onze edições lançadas. Uma nova tentativa de relançamento da Marvel Team-Up foi feita em 2005, tendo a frente o escritor Robert Kirkman e trazendo a proposta de criar team-up's diversificados e trazer de volta personagens antigos e esquecidos da Marvel, porém a despeito da sua qualidade a revista teve apenas vinte e cinco edições publicadas. Uma versão da revista dedicada ao universo Ultimate foi lançada em 2002, com o escritor Brian Michael Bendis promovendo encontros entre o Homem-Aranha e demais personagens heróicos da linha Ultimate, todavia essa revista foi cancelada após quinze edições lançadas. Aqui no Brasil muitas das aventuras da primeira fase da Marvel Team-Up foram publicadas pela RGE (antigo nome da Editora Globo) no início dos anos oitenta e pela Editora Abril na mesma década e nos anos oitenta e noventa, e recentemente a Mythos Editora republicou parte dessas histórias nos gibis em preto-e-branco Edição Histórica: Homem-Aranha volumes 01 e 02. Parte das aventuras concebidas por Kirkman foram recentemente publicadas por aqui na revista Universo Marvel da Panini Comics, enquanto a versão Ultimate da Marvel Team-Up foi publicada quase que integralmente no gibi Marvel Millenium: Homem-Aranha.


Marvel Two-in-One




Os velhos olhos azuis... O sobrinho favorito da Tia Petúnia... Ora todos nós sabemos que o Coisa é o mais carismático membro do Quarteto Fantástico, e nada era mais justo do que torná-lo a principal estrela de Marvel Two-in-One, gibi de encontros lançado em 1974. Dezenas de pessoas passaram pela revista, porém o escritor Marv Wolfman e o desenhista Ron Wilson são os artistas mais identificados com a série, que foi cancelada após a centésima edição em meados de 1983, para dar lugar a um gibi-solo do Coisa. Algumas das histórias de Marvel chegaram até nós através da RGE e da Editora Abril nos anos oitenta.


Super-Villain Team-Up




Uma revista de encontros com vilões? Com essa ideia em mente em 1975 a Marvel lançou a revista Super-Villain Team-Up, que inicialmente se concentrou na estranha parceria entre o Doutor Destino e o Namor, o Principe Submarino, uma vez que o cancelamento da revista do herói aquático naquele ano deixou em aberto diversos plots que foram concluídos nesse gibi. Posteriormente o Caveira Vermelha e Magneto deram o ar da graça da revista, que foi cancelado em 1980 após ter dezessete edições publicadas. Inéditas no Brasil, esses team-up's vilanescos serviram de inspiração para as minisseries MODOK's 11 e Doctor Doom and the Masters of Evil, também inéditas por aqui.


DC Comics Presents




Ora, o maior e mais famoso de todos os super-heróis não poderia deixar de ter a sua revista de encontros, e em 1978 a DC Comics botou na praça o gibi DC Comics Presents, que trazia aventuras estreladas pelo Superman e por um herói convidado. Entre as curiosidades que cercam essa publicação está o fato de que foi nela que os Novos Titãs estrearam em 1980, em uma história de fundo publicada na vigésima-sexta edição do gibi. Outra curiosidade é a estranha aventura onde o Último Filho de Krypton lutou contra He-Man, o herói televisivo favorito da garotada nos anos oitenta, isso sem falar que na octogésima-sétima edição estreou o Superboy Primordial, personagem que hoje é um dos principais vilões da DC Comics. A revista teve noventa e sete edições e foi cancelada em 1986, mas esse não foi o fim dos team-up's para o Homem de Aço: Entre 1986 e 1988 John Byrne fez com que o clássico gibi Action Comics trouxesse encontros do Superman com outros heróis, e em meados dos anos noventa por um curto período essa mesma revista novamente teve o foco editorial nos team-up's do herói kryptoniano. No Brasil as onze primeiras edições de DC Comics Presents foram publicadas na revista Clássicos da Década, da saudosa editora Ebal, e após isso algumas histórias foram publicadas de maneira irregular tanto pela Ebal quanto pela Editora Abril nos anos oitenta.

E ai, meus caros, gostaram? Essa lista de publicações foi feita acessando os mais escondidos cantos da minha memória, por isso caso vocês se lembrem de outras revistas de encontros entrem em contato com esse simpático blogueiro que vos fala... Até a próxima!

Fontes:
Wikipedia - The Brave and the Bold
Wikipedia - Marvel Team-Up
Wikipedia - Marvel Two-in-One
Wikipedia - Super-Villain Team-Up
Wikipedia - DC Comics Presents