terça-feira, 14 de julho de 2009

Curiosidades Curiosissimas 024 - Don Rosa homenageia os Quadrinhos !


Meus caros, apesar da minha paixão por super-herois eu aprendi a ler e escrever com os quadrinhos da Disney, e as últimas histórias que eu li envolvendo a familia Pato que chamaram a minha atenção foram escritas e desenhadas por Keno Don Rosa. Americano da gema nascido em 1951, Rosa foi responsável pela Saga do Tio Patinhas, um longa minissérie que, baseada nas histórias do gênio Carl Barks finalmente sistematiza e detalha as origens do pato mais rico do mundo. Que Rosa é um apaixonado pelos patos da Disney acredito que todo mundo sabe... O que pouca gente aqui no Brasil sabe é que além de ser um artista notável Rosa é um dos mais importantes estudiosos e colecionadores americanos da Nona Arte, tanto que a sua coleção particular é reconhecida como uma das mais completas dos EUA. Ora, com tanta paixão assim pelas HQ's é óbvio que de vez em quando Rosa prestaria homenagem aos mais diversos gêneros dessa forma de arte, e é justamente uma compilação dessas homenagens que faremos aqui e agora! Porém, antes de continuarmos, pedimos aos nossos parcos visitantes desculpas pela qualidade de algumas imagens aqui exibidas... Infelizmente não achamos imagens melhores! Então, vamos lá!


01) Um dia de fúria

Em um dos seus momentos de fúria o Pato Donald consegue erguer um carro tal qual o Superman em Action Comics #01, gibi lançado em 1938 que marcou a estreia do Superman.


02) Capitão Patópolis e Ducky

Um Tio Patinhas dando uma de Capitão Patópolis, e ainda por cima enfrentando no braço os Irmãos Metralhas? Ora, é apenas Don Rosa se lembrando de Captain America Comics #01, gibi lançado em 1941 que trouxe a estréia do Capitão América.


03) Margarida Maravilha
No final de 1941 o mundo dos quadrinhos foi tomado de assalto pela estréia da Mulher-Maravilha, publicada na revista Sensation Comics #01. Dito isso, fica a pergunta no ar: como seria a mais famosa super-heróina dos quadrinhos caso Margarida (a eterna namorada do Pato Donald) fosse a sua identidade secreta? Don Rosa nos responde na imagem acima...


04) Um estranho Cruzado Encapuzado

Em Detective Comics #71 Batman e Robin encaram o Coringa... Ora, o que aconteceria se o Tio Patinhas, o Pato Donald e um dos Irmãos Metralhas "interpretassem" esses papéis? Don Rosa nos mostra...


05) O Muquirana da Cripta

Os magazines da EC Comics foram originalmente publicados nos anos cinquenta e marcaram época, e até hoje Tales from the Crypt é saudado como uma das maiores revistas em quadrinhos dedicados ao Terror de todos os tempos. Um Tio Patinhas possuído por uma sanha assassina presta homenagem a Tales from the Crypt #39, lançada no final de 1953.


06) Uma crime torpe

Assassinatos torpes e cometidos com requintes de crueldade! Essa era especialidade de Crimes Suspenstories, magazine em quadrinhos da EC Comics, e justamente um assassinato (muito justo e correto, diga-se de passagem) é o que o Pato Donald comete na imagem que presta homenagem a vigésima-quarta edição dessa clássica revista.


07) A estupidez da guerra

Two-Fisted Tales era um magazine da EC Comics que trazia histórias de guerra com uma característica um tanto quanto diferente das suas concorrentes: a maior parte de suas histórias era francamente anti-belicista e mostrava de maneira clara toda a crueza que pode existir em uma guerra. Isso pode ser confirmado na imagem dos Escoteiros Mirins desenhada por Don Rosa, que foi inspirada na vigésima-segunda edição da revista de guerra.


08) Ciência Esquisita

Ah, essa EC Comics... Até no ramo da Ficção Cientifica eles se meteram com a revista Weird Science. Certamente não existe no universo pato personagem mais sci-fi que o Professor Pardal, com quem Don Rosa homenageia a décima-quinta edição do magazine.


09) Gavião Pato

No início de 1961 Gardner Fox e Joe Kubert revitalizaram no gibi The Brave and the Bold o Gavião Negro, um antigo herói alado dos anos quarenta. Nesse revival os aspectos misticos do personagem foram deixados de lado e o herói passou a ser um alienígena oriundo de Thanagar, um planeta onde a população praticamente adora gaviões. O personagem rapidamente caiu no gosto do público e em meados de 1964 ele ganhou um gibi-solo, cuja capa é homenageada por Rosa, que bota o Pato Donald para fazer as vezes do herói alado.


10) Certificado de Qualidade

Como falamos lá em cima a coleção de Rosa é afamada, e para identificar gibis oriundos dela o artista criou um certificado específico, como vocês podem ver no certificado acima. E para finalizar, antes que nos esqueçamos é bom explicar que a maioria das artes de Don Rosa aqui apresentadas provavelmente foram feitas sob encomenda por algum fã. Dito isso, se vocês souberem de mais alguma que possa ser visualizada na internet me avisem!


Links legais:
Saiba um pouco mais sobre o Don Rosa Colecionador
Omelete entrevista Don Rosa
UniversoHQ entrevista Don Rosa
Relação das obras de Don Rosa

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Curiosidades Curiosissimas 023 - Liga da Justiça, o albúm musical !


Pois é, meus queridos... O licenciamento de suas marcas registradas sempre foi uma das maiores fontes de rendas das editoras americanas de quadrinhos, e no afã de ganhar um pouquinho mais de dinheiro os mais diferentes produtos foram produzidos com a imagens dos nossos queridos super-heróis, e até mesmo papel higiênico da Marvel foi feito! Porém, se teve um negócio que foi uma tremenda moda na segunda metade dos anos sessenta e em boa parte dos anos setenta foram discos produzidos com a temática totalmente dedicada aos conhecidos super-heróis do gibis. Não, não estamos falando aqui de trilhas sonoras de desenhos animados ou seriados, estamos falando de albuns inteiros dedicados a heróis ou grupos de heróis, como o disco cuja a capa está abaixo reproduzido, que traz nada mais nada menos que as aventuras da Liga da Justiça!


Lançado originalmente em 1968 pela Tifton Records, o álbum "Songs and Stories About the Justice League of America" é estruturado de uma maneira pra lá de simples: a faixa de abertura ( Roll Call ) é uma espécie de "chamado" aos membros da super-equipe, e após esse "chamado" seguem-se duplas de faixas, que trazem uma canção e uma audio-história de um dos membros da Liga. Agora, se tem algo que decididamente é curioso no disco é a formação da Liga escolhida para entrar nele: fazem parte do disco nada mais nada menos que Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman, Metamorfo e Homem-Borracha ! Vejam abaixo a lista de faixas:

  1. Song: The Justice League of America - Roll Call
  2. Song: Wonder Woman
  3. Story: Wonder Woman - The Return of Brunhilde (O Retorno de Brunhilda)
  4. Song: Plastic Man
  5. Story: Plastic Man - The Invasion of the Plastic Men (A Invasão dos Homens-Borracha)
  6. Song: Metamorpho
  7. Story: Metamorpho vs. Fumo the Fire Giant (Metamorfo versus Fumo, o Gigante de Fogo)
  8. Song: Aquaman
  9. Story: Aquaman - The Defeat of the Dehydrator (A Derrota do Desidratador)
  10. Song: The Flash
  11. Story: The Flash - The Three Faces of Mr. Big (As Três faces do Sr. Big)

Superman e Batman até que são citados na faixa "Roll Call", mas o foco do álbum acaba ficando nessa formação para-lá-de-exótica da Liga, que antecipou em mais de trinta anos a entrada do Homem-Borracha na equipe, já que nos quadrinhos ele virou membro da Liga na época em que as histórias do maior time da DC Comics eram escritas pelo escocês Grant Morrison.


Em meados dos anos setenta o álbum foi relançado pela Power Records com uma capa, digamos assim, um pouco mais "maneira" que a original, e de lá para cá o álbum nunca mais foi oficialmente relançado, pelo até onde esse blogueiro sabe! E, infelizmente, esse blogueiro também desconhece quais foram os artistas envolvidos na produção do álbum. Agora, uma coisinha o blogueiro sabe: o download de material protegido pelas leis de copyright nunca deve ser estimulado ou propagado, uma vez que se trata de crime, e por isso esse blog não trará o links para que as faixas de "Songs and Stories About the Justice League of America" sejam baixadas. Porém, quem quiser ouvi-las pode dar um pulinho aqui, que, quem sabe, dá para escutar alguma coisa... E continuem nos acessando, que em um futuro não muito distante ainda iremos trazer para vocês informações sobre mais alguns álbuns de super-heróis lançados trocentos anos atrás! Ah, antes que nos esqueçamos: já escarafunchamos aqui a carreira musical do Homem-Aranha. Deêm uma olhadinha nesse artigo... E até a próxima!

Fontes:
The Comic Treadmill
MTV
Way out Junk
Power Record

domingo, 5 de julho de 2009

Curiosidades Curiosissimas 022 - Tyroc, o Legionário Renegado!


Olá! Após um mais um longo intervalo de tempo estamos de volta, com mais uma Curiosidade Curiosissima! Nos últimos tempos pudemos assistir a Casa Branca ter como novo morador o respeitável afro-negão Barack Hussein Obama e também pudemos ver a indústria da moda brasileira discutir a presença (ou ausência, se preferirem) de modelos negros nas passarelas. Tudo isso fez com que a nossa sociedade se tornasse mais disposta a discutir a questão racial e as suas implicações, porém como somos um blog de cultura pop não vamos fazer aqui nenhum tipo de arrazoado sociológico-econômico-psicológico profundo sobre o tema... Vamos simplesmente aproveitar essa deixa para relembrar a história de Tyroc, o mais esquecido e ainda assim mais polêmico membro da Legião dos Super-Heróis!


Este blogueiro que vos fala sempre foi fã de carteirinha da Legião dos Super-Herois, tanto que esse modesto blog foi inaugurado com uma breve retrospectiva da equipe futurista, que pode ser lida clicando-se aqui, aqui e aqui. Ora, sejamos francos: uma série ambientada em um futuro utópico e estrelada por jovens heróis inspirados no Superboy tem um charme indiscutível. Todavia, para alguns leitores mais atentos o futuro mostrado nas aventuras da Legião talvez não fosse tão utópico assim... Em uma missiva publicada em 1967 na seção de cartas do gibi Adventure Comics #363 (que na época publicava as histórias da equipe) um leitor se queixava de um fato um quanto quanto insólito: nenhum personagem negro -- nem mesmo um mero coadjuvante ou personagem de fundo -- aparecia em nenhuma história da Legião! Vocês querem saber qual foi a reposta para essa carta? O então editor E. Nelson Bridwell candidamente pediu para o leitor queixoso ficar atento as próximas aventuras dos adolescentes do futuro, já que que a estréia de uma nova heroína iria "surpreeender os leitores". Tal heróina era Penumbra, e a simpática alienígena oriunda do planeta Talok VII tinha a pele azul. Pelo visto para os editores da DC Comics heróis de pele azul, laranja ou verde eram o mais bem acabado exemplo de diversidade étnica, não é mesmo? Bem, não vamos entrar no mérito de discutir isso...


Em 1975 Mike Grell (o então desenhista da Legião) viu uma oportunidade para introduzir um afro-descendenten nas histórias da Legião assim que recebeu do roteirista Cary Bates o roteiro da aventura "The Rookie Who Betrayed the Legion" (O novato que traiu a Legião), cuja premissa era a seguinte: o arquivilão Universo fugiu cadeia e com o auxilio de um cadete da Polícia Cientifica chamado Dvron a jovem equipe iniciou as buscas por ele. No momento em que os legionários estavam prestes a capturar o vilão uma surpresa ocorreu: Dvron ajudou o vilão a fugir! Mas por que o cadete fez isso? A resposta é simples: no passado Universo salvou a vida de Dvron, e isso foi mais do que suficiente para que o cadete -- mesmo sendo um fiel cumpridor da Lei -- se sentisse em dívida com o criminoso. No final, tudo ficou bem: Dvron deixou de lado a sua dívida com Universo e junto com os legionários despachou o bandido de volta para a cadeia. Ah, antes que nos esqueçamos: essa história foi originalmente publicada no gibi Superboy starring the Legion of Super-Heroes #207, no início de 1975 e não fazemos a menor ideia se algum dia foi publicada no Brasil.


Vocês olharam para a última página de "The Rookie Who Betrayed the Legion" que postamos logo acima? Olharam bem para a carinha do Dvron no último quadro?
Pois é... Ele tem carinha de negão, não é mesmo? Mas por que diabos ele tem a pele caucasiana? Ora, não havia nenhuma descrição precisa de Dvron no roteiro que Mike Grell recebeu, e diante disso o desenhista não viu problema nenhum em caracterizar o cadete da Polícia Cientifica como negro, só que Murray Boltinoff (editor da Legião na época) não gostou nadinha do que viu, por duas razões: primeiro, ele não achava correto que o primeiro negro a aparecer nas aventuras da Legião fosse um cara de moral dúbia como o Dvron; e por fim, Boltinoff tinha planos para introduzir o primeiro super-herói negro do século XXX. Grell ficou doido da vida com as restrições de Boltinoff, e seguindo as ordens do editor ele refez seu trabalho, porém em diversas passagens da história fica vísivel para quem prestar atenção que Dvron no minimo tem um pezinho na senzala. Mas vocês acham que esse foi o único dissabor de Grell? Ele ficou puto de verdade mesmo quando se viu frente a frente com a ideia que Boltinoff tinha para o primeiro legionário negro...


No primeiro semestre de 1976 chegou nas bancas americanas o gibi Superboy starring the Legion of Super-Heroes #216, que trazia a singela história "The Hero who hated the Legion", escrita por Cary Bates e desenhada por Mike Grell. Nessa aventura a busca por joias roubadas levaram a Legião para Marzal, uma ilha completamente isolada do resto da Terra (graças a uma dobra dimensional) e colonizada por negros fugitivos da na época da escravidão que faziam questão de perpetuar tal isolamento. Assim que chegaram lá os legionários encararam Tyroc (que significa "grito do demônio" na lingua local), um herói local dotado de poderes sônicos que logo de cara deixou bem claro que eles (e nenhum outro branco ou alienígena) não eram bem-vindos a Marzal. Mas aí, vocês sabem como são as coisas: depois do desentendimento inicial o protetor de Marzal uniu forças aos jovens heróis, a justiça prevaleceu, ficou provado que esse papo de preto com raiva de branco era bobagem e, por fim, Tyroc virou membro da Legião dos Super-Herois.


Talvez vocês achem que Grell ficou contente em participar da criação de um herói negro... Pois é, assim que recebeu o roteiro de Bates ele de cara detestou Tyroc! Segundo o desenhista, o conceito de uma ilha habitada somente por negros belicosos e segregada do resto do mundo era no mínimo cretino, para não falar racista... E, para piorar as coisas os poderes do personagem não ajudavam nem um pouco, já que retratar super-habilidades sônicas nos quadrinhos (que são uma mídia sem áudio, lembram?) nunca foi fácil. Diante disso Grell chutou o pau da barraca, e criou para o personagem um visual propositadamente idiota, que misturava as feições do ator Fred Williamson com os trajes de Elvis Presley em sua fase Las Vegas.


Após sua estréia Troy Stewart (o verdadeiro nome de Tyroc) apareceu em algumas aventuras da Legião na condição de membro regular da equipe, demonstrando ser um ótimo legionário apesar de sua mal-disfarçada arrogância. Só que o visual idiota e o viés segregacionista do personagem logo fizeram com que ele fosse chutado para escanteio assim que Paul Levitz assumiu os roteiros das Legião. Assim como Grell o novo roteirista detestava Tyroc e o despachou de mala e cuia para Marzal, e para não deixar a Legião sem um membro negro ele criou o Rapaz Invisível II (Invisible Kid II), um jovem oriundo da Costa do Marfim que herdou os poderes do primeiro e falecido Rapaz Invisível. Mas, e o Tyroc? Nunca mais apareceu?


Durante a sua longa passagem de quinze anos a frente da Legião Levitz fez referência a todos os personagens que passaram pela equipe, fossem eles ex-membros ou falecidos. Apenas Tyroc não foi lembrado pelo escritor, o que é uma prova mais do que cabal do quanto Levitz não gostava dele. O roteirista/desenhista Keith Giffen trouxe Tyroc de volta no ínicio dos anos noventa como uma das principais lideranças de um planeta Terra arrasado por guerras interplanetárias, só que as constantes reformulações/revisões cronológicas da Legião fizeram com que essas histórias perdessem a sua validade. De lá para cá o herói sumiu de novo, e suas últimas aparições foram com personagem de fundo no desenho animado da Legião que passa no Cartoon Network. Recentemente o escritor Geoff Johns iniciou uma nova reformulação da super-equipe futurista na minissérie Legion of Three Worlds, e nessa circunstância fica no ar a pergunta: o "grito do demônio" voltará? Ou continuará no limbo? Vamos aguardar...


Fontes:
Fanzing
Comic Book Resources - Comic Book Legends Revealed
Wikipedia - Tyroc
Legion of Super-Heroes Online Companion