domingo, 24 de maio de 2009

Opinião 005 - O Dia do Orgulho Nerd !


Tirem seus feisers e sabres do luz do armário!
Limpem a poeira da coleção de action figures!
Contabilizem a quantidade de gibis que estão espalhados na sua casa!
Vistam as suas bandanas do Naruto!
Joguem na cara de todos que o PS3 é a maior de todas as invenções humanas!
Expliquem para todos porque Java é importante!
Andem por ai vestidos com o seu melhor cosplay!
Comprem aquele RPG que a tempo vocês queriam!
Seja você geek, otaku, gamer, trekker, rpgista ou colecionador contumaz de gibis e "bonequinhos", saiba que hoje é o nosso dia!

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd !


Tudo começou em 25 de Maio de 1977, quando estreou nas salas americanas de cinema Star Wars. Até as nossas vovozinhas sabem que Star Wars é um marco na história do cinema e também um marco para aquele tipo de cidadão desprovido de traquejo social e que estranhamente gosta de estudar e que tem estranhas obsessões, como gostar em demasia de tecnologia, desenhos animados, ficção cientifica, literatura fantástica, brinquedos e gibis, ao invés de praticar esportes como qualquer pessoa normal. Em 2006 isso motivou alguns espanhóis desocupados a celebrar essa data, e com a velocidade instantânea da internet rapidamente inúmeras pessoas ao redor do mundo tomaram conhecimento disso. Não demorou muito para outros desocupados de outros países decidissem imitar seus correlatos espanhóis, e como quem não quer nada eles acabaram por definir esse dia como a celebração do orgulho de ser esquisito e pouco social.

Coincidentemente, no dia 25 de Maio também é comemorado o Dia da Toalha, no qual fãs de Douglas Adams (autor de Guia do Mochileiro das Galáxias) celebram a memória do escritor e sua obra. Aí, meus caros, convenhamos... É nerdice demais para qualquer um!

De um jeito ou de outro, caso você se encaixe na descrição feita por nós no meio desse texto, pelo menos hoje deixe de lado o recalque social e celebre! Celebre seu jeito de ser! Celebre a Vida! E seja um nerdizinho feliz, pô! Fique agora com Weird Al Yankovic, cantando White Nerdy.

Fontes:
Wikipedia - Dia do Orgulho Nerd
Wikipedia - Dia da Toalha
Terra - Celebração do Dia do Orgulho Nerd
Multishow - Programação especial do Dia do Orgulho Nerd

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Curiosidades Curiosissimas 021 - A Verdadeira Kitty Pryde !

441px × 363px


E ai, meus caros, algum dia em vossas vidas vocês viram ou conheceram a simpática senhora que está sorrindo na foto abaixo?

Não? Talvez? Vamos deixar de lero-lero e chegar nos finalmentes... O nome dessa senhora é Katherine "Kitty" Pryde. Aí, espertos como vocês são, vossas mentes serão tomadas pela seguinte questão: essa mulher tem alguma coisa a ver com Kitty Pryde, a jovem mutante desmaterializadora dos X-Men? A resposta é... Sim! Por favor, nos permitam contar a história por trás da criação de Kitty Pryde.

Em 1973 o desenhista e roteirista John Byrne (sobre quem já falei aqui, aqui e aqui) estudava na Alberta College of Art, e um fato interessante é que quando havia aulas onde os alunos deviam reproduzir modelos nus o nosso querido e eterno semi-deus-anglo-canadense ficava desenhando super-heróis! Mas isso não importa... O que realmente importa é que uma de suas colegas na escola se chamava ... Kitty Pryde! Não se sabe se foi uma tentativa de xaveco ou não, mas Byrne chegou para essa colega e disse:

Eu adoro seu nome! Quando eu virar um artista famoso na Marvel Comics prometo que vou criar uma personagem com o seu nome! Você deixa?

A jovem Pryde deu "permissão" para o seu colega usar seu nome, e após isso o Tempo passou e o Tempo voou. Byrne imigrou para os EUA e graças em grande parte ao seu trabalho em parceria com o escritor Chris Claremont no gibi dos X-Men o simpático artista se tornou um astro da indústria estadunidense de quadrinhos no final dos anos setenta. Ora, o crescente sucesso da equipe mutante fez com que o editor-chefe Jim Shooter parasse para pensar nas razões que levavam os fãs a comprar o gibi dos mutantes, e ele chegou a conclusão que o ponto forte dos X-Men era o conceito dos "jovens-super-poderosos-treinando-e-estudando-em-uma-escola". Ora, tanto Claremont quanto Byrne achavam que aquilo que dava substância para a equipe era o conceito de "mutantes-defendendo-um-mundo-que-os-odeia", o que era diametralmente oposto aquilo em que Shooter acreditava. Para não entrar em atrito com o "chefão" da Marvel Byrne sugeriu que fosse criada uma equipe secundária de X-Men, constituída apenas por adolescentes imberbes, mas que atuariam basicamente como "alunos" dentro da Mansão Xavier. Shooter rejeitou essa ideia, porém no início dos anos oitenta ela foi reaproveitada, levando a criação dos Novos Mutantes, uma equipe composta apenas por jovens super-poderosos. Porém, apesar da rejeição de Shooter, Byrne resolveu insistir com pelo menos uma personagem...

Nas horas vagas Byrne tinha desenhado uma nova integrante para os X-Men, e além de estar no início da adolescência essa personagem envergava o uniforme clássico da equipe. O desenhista definiu que a desmaterialização era o seu super-poder, e em relação a sua aparência ele se inspirou levemente em Sigourney Weaver (A estrela da série cinematográfica Alien) e em uma vizinha judia que ele teve no tempos em que ainda morava no Canadá. O desenhista levou a personagem para Claremont, que gostou dela e pretendia batizá-la com o nome de Thunderbird. Meio ridiculo, né? Foi o que Byrne achou, e de ideia em ideia ele lembrou-se do nome da sua colega nos tempos de Alberta College of Art, e assim, em Uncanny X-Men #129 Kitty Pryde foi apresentada aos leitores.

A jovem personagem foi bem recebida pelo público, e não demorou muito para ela tornar-se membro regular dos X-Men e uma das favoritas dos fãs. Por causa disso em meados de 1980 a Sra. Pryde (a verdadeira, que ganhava a vida como artista plástica) recebeu pelo correio um pacote, cheio de gibis dos X-Men e de artes originais, e que trazia uma cartinha com a seguinte mensagem:

Para Kitty, a verdadeira. Obrigado pelo uso do nome.
Assinado: John Byrne



Pois é ... A verdadeira Kitty Pryde ficou puta da vida com a homenagem! Cada vez que ela ia expor os seus quadros em alguma mostra ela era obrigada responder a nerds babões se o nome dela tinha alguma relação com a personagem da Marvel, e quando se tornou professora de artes os alunos tinham a manha de levar gibis para ela autografar! Mas, o Tempo é o senhor da Razão, e hoje a cinquentona Senhora Pryde se conformou com a fama involuntária. E o que mais ela poderia fazer, não é mesmo? Bão, no minimo ela pode dar uma olhada no blog Full of Pryde, onde são exibidas diversas artes da personagem concebidas com o objetivo de levantar fundos para o Centro de Tratamento de Hemofilia da Oregon Healh & Science University, em Portland, EUA. E tenho dito!

Fonte:
Calgary Sun
Byrne Robotics - Site Oficial de John Byrne
Wikipedia - Kitty Pryde
Omelete

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curiosidades Curiosissimas 020 - Mais tarde, na Sala da Justiça...



Todas as super-equipes (mesmo as mais mequetrefes e furrecas) precisam ter um quartel-general, esconderijo, base, mocó ou boteco onde os membros se reúnem, fazem planos para derrotar os super-vilões da semana ou simplesmente jogam uma conversinha fora. Se você que está lendo esse texto tem mais de trinta anos temos certeza que pelo menos na sua memória sentimental-afetiva o mais estiloso de todos os quartéis-generais é a Sala de Justiça (Hall of Justice), uma estilosissima edificação onde os Superamigos (Super Friends) - a maior equipe de super-heróis que já pintou em qualquer animação, seja nesse ou em outros mundos - se reunia para definir qual era a melhor forma de dar um cacete na Legião do Mal (Legion of Doom). Pois é, a Sala da Justiça era linda, não era? E você - meu caro leitor que acessa esse humilde blog - sabia que a Sala da Justiça existe na vida real? Olha só que história interessante...





Localizado em Cincinnati (no estado americano de Ohio), inaugurado em 1933 e construido com forte inspiração da art decó, o Cincinnati Museum Center at Union Terminal originalmente foi concebido como uma enorme estação de passageiros de trem, porém com o declínio do transporte ferroviário o edifício passou a operar também como complexo cultural, abrigando museus, bibliotecas e teatros. Em 1967 a Hanna-Barbera (quem não conhece a Hanna-Barbera?) vendeu seu estúdio de animação para a Taft Broadcasting Co., uma corporação de mídia que por um acaso era sediada em Cincinnati. Ora, por causa dessa venda de vez em quando a rapaziada que trabalhava nos estúdios da Hanna-Barbera localizados na Califórnia era obrigada a viajar para Cincinnati para lidar com questões burocráticas, e aí... Bem, aí em 1973 a Hanna-Barbera produziu e lançou o desenho dos Superamigos, e por um tremendo "acaso" a Sala da Justiça era muito parecido com o Cincinnati Museum!





A Sala da Justiça foi concebido por Al Smuger, um profissional da Hanna-Barbera que por várias décadas trabalhou criando cenários de fundo para o estúdio. Anos após a descontinuação dos Superamigos Smuger admitiu que se inspirou na estação de trem de Cincinnati quando criou o quartel-general da super-equipe. E admitiu também que a Sala da Justiça era o terror dos animadores da Hanna-Barbera, já que não era nada fácil desenhá-lo. Podia não ser fácil desenhar o Sala da Justiça, porém uma coisa é inegável: quantos quartéis-generais no Mundo Encantado da Animação são tão legais ou bonitos quanto ele? Por aqui terminamos, e deixamos vocês com a abertura em português dos Superamigos. Até a próxima!



Fontes:
Comic Book Legends Revealed
Wikipedia - Cincinnati Museum
Wikipedia - Hall of Justice