terça-feira, 25 de novembro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 012 - O Nariz do Homem de Ferro!


Ok, que de uns tempos para cá o Homem de Ferro praticamente virou o personagem principal da Marvel Comics todo mundo sabe... Que o Vingador Dourado é um dos heróis que mais teve uniformes diferentes no transcorrer da sua carreira editorial também é algo conhecido e sabido até pelo Mundo Mineral... O que talvez os leitores mais novos não saibam é que entre as várias versões da armadura do herói enlatado havia uma cujo capacete trazia um simpático e extremamente prático... nariz! Mas como!? Qual a explicação para esse tão esdrúxulo adereço? Bem, vamos voltar para o o comecinho dos anos setenta.

No início da década de setenta Stan Lee havia abandonado o cargo de editor-chefe da Marvel, passando a atuar junto a diretoria executiva da editora. Ora, de tempos em tempos Stan gostava de relembrar os seus dias de editor-chefe e visitava o Bullpen (apelido da Redação da Marvel), dando um ou outro pitaco nos trabalhos produzidos na editora, e justamente um desses "pitacos" gerou um mal-entendido que, no minímo foi um tanto quanto peculiar. Ora, caiu nas mãos de Stan alguns esboços de uma edição ainda não lançada do gibi do Homem de Ferro, e a visão de alguns desenhos do Vingador Dourado de perfil motivaram o "bom velhinho" a de maneira absolutamente inocente e despretensiosa a tascar o seguinte comentário:

Hum, não está faltando um nariz nesse Homem de Ferro?

Meus caros, isso foi mais do que o suficiente para o pânico se instalar de vez dentro do Bullpen! Stan Lee reparou que não havia um nariz na máscara do Homem de Ferro! Stan exigia um nariz no Homem de Ferro! A vontade de Stan precisava ser cumprida! Ora, a situação não era para tanto... O que Stan quis dizer é que a máscara do Homem de Ferro estava sendo desenhada de maneira tão justa junto ao rosto do herói que dava a impressão que ele não havia nenhum nariz debaixo dela. Tudo o que os profissionais da Marvel precisavam era fazer alguns ajustes na forma como o Vingador Dourado era desenhado, mas... Como a palavra de Stan Lee tinha o peso da Lei... Eles simplesmente entenderam que o negócio era colocar um nariz na máscara do Homem de Ferro!


O roteirista Mike Friedrich e o artista George Tuska bolaram uma história onde só para variar Tony Stark fazia um upgrade tecnológico na sua armadura. Essa foi a "deixa" para atender ao "pedido" de Stan, colocando um nariz na máscara do Homem de Ferro. Sendo assim, a nova armadura do Homem de Ferro teve sua gloriosa estréia no gibi The Invincible Iron Man #68, de junho de 1974.

Ora, a mudança não ficou restrita apenas ao gibi do Homem de Ferro. Como a marca registrada do Universo Marvel sempre foi a integração entre todos os personagens o Homem de Ferro narigudo deu o ar da graça em outras revista da editora. Vejam abaixo algumas dessas aparições:


Ora, o tempo passou e voou, até que um belo dia Stan novamente visitou o Bullpen e se deparou com as simpáticas e ostentivas narinas do Vingador Dourado. É óbvio que ele não entendeu nada, e de conversa em conversa foi descoberto o mal-entendido que deu origem ao nariz do Homem de Ferro. Graças a Deus após essa descoberta a Marvel tratou de desfazer essa bobagem, e em The Invincible Iron Man #85 o "Latinha" voltou a ostentar um visual muito mais próximo ao clássico. Resumindo tudo: por causa de um mal-entendido o Homem de Ferro ficou durante quase dois anos com um visual pra-lá-de-estranho! Essa é ou não é uma curiosidade curiosissima?

Fonte:
A Era de Bronze dos Super-Heróis
Diversions of the Groovy Kind

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Opiniao 003 - O Primeiro Trailer do novo Jornada nas Estrelas


OK, farei uma confissão... Sou completamente apaixonado por Jornada das Estrelas (Star Trek)! Gosto tanto de Jornada que nunca tive medo de entrar de sola na famosa pendenga que atiça geeks do mundo inteiro: quem é melhor? Star Wars ou Jornada nas Estrelas? Ora, para qualquer pessoa que tenha uma quantidade miníma de neurônios funcionando no cérebro é óbvio que Jornada arrebenta, chuta os bagos e cospe na cara de Star Wars! Tá bão, estou exagerando um pouquinho... Ou talvez esteja exagerando bastante, já que eu também gosto muito de Star Wars. Na minha imodestíssima opinião essa comparação entre as duas sagas espaciais é uma completa cretinice, já que a única coisa que as duas tem em comum é a palavra "Star" no nome e o fato de que ambas são ambientadas no espaço sideral. Entretanto, o lançamento mundial do trailer do remake de Jornada das Estrelas me obriga a fazer algumas comparações entre as duas sagas.

O novo filme de Jornada das Estrelas é dirigido por J.J. Abrams (Missão Impossível 3, Lost), um notório nerd apaixonado por... Star Wars. Ora, uma das coisas que mais me impressionaram quando as primeiras imagens do novo Jornada que foram liberadas nos últimos meses foi justamente o respeito ao visual clássico da Série Clássica. Claro, algumas modernizações eram necessárias e obrigatórias, afinal de contas não teria o menor cabimento mostrar relógios e contadores analógicos nos controles da Enterprise, como era feito nos anos sessenta. Mas aí, eu vi o trailer do novo Jornada, e...

Talvez eu esteja sendo ranheta, mas... Pelamordedeus, a impressão que eu tive é que Jornada ficou muito parecida com Star Wars! As batalhas espaciais mostradas no trailer lembram muito aquelas mostradas na saga de George Lucas, e não contente com isso logo no início somos apresentados a um genérico de stormtrooper! Um stormtrooper em Jornada das Estrelas, meu Deus! Duvidam? Assistam o trailer que está logo abaixo:


Bem, independente da minha ranhetice no dia 08 de maio de 2009 eu estarei no cinema para prestigiar o novo Jornada das Estrelas, O elenco parece ser muito bacana, e apesar de maiores detalhes da trama não terem sido revelados o simples fato da história envolver viagens temporais e contar com a presença do eterno Leonard Nimoy interpretando um envelhecido Spock é o suficiente para aquecer o coração desse eterno trekker. Vamos aguardar...

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Curiosidades Curiosissimas 011 - Games, a graphic novel inédita dos Novos Titãs!


Todos nós, pobres nerds condenados a comprar dezenas de gibis por mês sabemos que uma das séries de maior sucesso dos anos oitenta foi os Novos Titãs (New Teen Titans). Sabemos que a dupla composta pelo escritor Marv Wolfman e pelo desenhista George Perez fez História a frente desse título. Sabemos que lágrimas de profunda tristeza escorreram dos nossos olhos quando em meados dos anos oitenta Perez abandonou o a revista dos Titãs em busca de novos desafios profissionais. Sabemos que o curto retorno de Perez ao gibi dos Titãs no final de 1988 e início de 1989 fez com que os apaixonados pelos Titãs ostentassem um sorriso de orelha a orelha. O que muita gente não sabe é que assim que voltaram a trabalhar junto nesse período Wolfman e Perez idealizaram uma graphic novel dos Novos Titãs que nunca foi lançada!

Como falamos acima no final de 1988 e início de 1989 Wolfman e Perez voltaram a trabalhar juntos nos Novos Titãs, e tal reencontro motivou os dois a idealizarem uma graphic novel com os Titãs. Anunciada em várias entrevistas concedidas pela dupla e batizada com o titulo de Games (Precisamos falar que a tradução da palavra “Games” é “Jogos”?), até hoje detalhes do roteiro não foram revelados, mas se sabe a graphic novel teria algo em torno de cento e vinte páginas, das quais Perez desenhou cerca de oitenta. E aí, o Destino começou a conspirar contra esse trabalho...

Nessa época Perez co-roteirizava os Novos Titãs com Wolfman, roteirizava a Mulher-Maravilha, fazia esboços para o gibi Superman e desenhava Games. Era trabalho pra cacete, e essa sobrecarga somada a algumas situações ocorridas na série mensal dos Titãs que seriam usadas na graphic novel e a outras propostas profissionais fizeram com que Perez ficasse desanimado, desanimado e desanimado... A ponto de largar de vez Games!

Os fãs que tomaram conhecimento da produção de Games ficaram esperando pelo lançamento da graphic novel. E ficaram esperando... E ficaram esperando... E nada! Nos anos que se seguiram ao anúncio da graphic novel várias vezes Wolfman e Perez foram cobrados pelos jornalistas especializados sobre o não-lançamento da aventura. Wolfman não esconde de ninguém que ainda tem esperanças ver esse projeto finalizado, mas para o seu amigo Perez Games é uma página virada, e ele tem boas razões para ver as coisas desse jeito. Entre as razões, existe o fato de que a formação dos Novos Titãs hoje é bem diferente daquela que era publicada no final dos anos oitenta, que tinha o Jericó e Asa Noturna com seus visuais clássicos, Ravena vestida de branco e o adolescente-telecinético-problema Danny Chase entre seus membros. A história poderia ser reescrita de forma a se transformar em um flashback? Sem dúvida, mas aí rola outro problema... Segundo Perez boa parte da ação de Games transcorre no World Trade Center, e aqueles que tem boa memória sabem muito bem o que aconteceu com esse complexo no dia 11 de Setembro de 2001. Como os estadunidenses geralmente são muito respeitosos em relação a esse tipo de coisa, as chances de Games algum dia ir para as gráficas praticamente se reduzem a zero.

Bem, provavelmente jamais veremos Games publicada, todavia como George Perez é um sujeito camarada ele acabou liberando algumas amostras desse trabalho na internet. Vejam algumas delas logo abaixo, e quem quiser ver mais pode acessar o sítio eletrônico Titans Tower, que traz uma coletânea completa de artigos sobre essa inacaba graphic novel.

















P.S.: Esse Curiosidade Curiosíssima é dedicado ao meu amigo Rogério Vieira de Simone, o maior especialista em Titãs (o super-grupo, não a banda!) da América Latina!

Fontes:
Titans Tower
Torre Titã

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Opiniao 002 - Barack Obama, Presidente dos EUA



Esse blogueiro que vos fala além de ser um viciado em cultura quadrinistica-pop acompanha com certa regularidade as notícias políticas tanto do Brasil quanto do mundo. Ora, nunca foi a minha intenção misturar alhos com bugalhos por aqui, mesmo porque entendo um pouquinho mais de gibi do que de política, todavia um evento como o que aconteceu entre os dias 04 e 05 de novembro de 2008 merece um registro, e o evento do qual estou falando obviamente é eleição de Barack Hussein Obama, filho de um economista queniano com uma antropóloga estadunidense que desafiando um racismo que a séculos permeia os EUA acabou se tornando Presidente dos Estados Unidos.

Ora, a indústria cultural americana não ficou alheia a famosa questão "será-que-um-dia-um afro-negão será Presidente dos EUA". Obras ficcionais como o filme Impacto Profundo já mostravam o grande ator afro-americano Morgan Freeman comandando a nação mais poderosa do mundo, todavia na nada modesta opinião do blogueiro que vos fala nenhuma produto cultural estadunidense fez mais pela, digamos assim, "causa negra", que a série televisiva 24 Horas.

Entre uma tortura ali e outra acolá o agente Jack Bauer (Kiefer Sutherland) recebia ordens do Presidente David Palmer (Dennis Haysbert) , um afro-negão que emanava a aura de um Rei Arthur moderno e a serenidade e firmeza que qualquer pessoa deseja no mais alto mandatário do seu país. Sobre as razões que motivaram os idealizadores dessa série televisa a colocarem um negro no papel de Presidente dos EUA o ator Kiefer Sutherland (que também é um dos seus produtores) fez uma consideração interessante : "Eu acredito que se colocamos em uma obra fictícia um negro em um alto cargo nós fazemos com que na vida real isso se torne uma possibilidade cada vez mais real". Ora, não estamos aqui dizendo que o Obama ganhou as eleições americanas apenas por causa do 24 Horas! Longe disso! Entretanto, é possível perceber no seriado um indicador de que a mentalidade racista que sempre foi atribuída aos americanos estava mudando... E para melhor...

Além dessa mudança de mentalidade com certeza o principal elemento que favoreceu a ascenção de Barack Obama foram os desastres contínuos que a administração de George W. Bush (também conhecido como George Júnior) impingiram ao mundo. Guerras estúpidas e desnecessárias, economia em frangalhos e conservadorismo econômico e moral elevados a níveis nunca antes vistos pavimentaram o caminho para que um jovem senador de Illinois e fizeram com que a nossa amada indústria de quadrinhos se engajasse de maneira inédita no processo eleitoral de 2008. O roteirista/desenhista e editor-chefe da Image Comics Erik Larsen convocou todos os eleitores a votarem em Obama capa do gibi Savage Dragon #137, e o renomado artista Alex Ross desenhou um pôster retratando o jovem postulante a Casa Branca como um super-herói, e cujo lucro obtido com a venda da arte original foi revertido para a campanha presidencial de Obama. E pelo que se sabe quase todos os quadrinistas americanas apoiaram em peso o candidato democrata.

Muitas pessoas, mesmo aquelas que apoiavam Obama questionaram a suposta "parcialidade" da indústria americana dos quadrinhos em favor do senador democrata. Um exemplo disso foram as biografias quadrinizadas que a editora IDW Publishing lançou tanto de John McCain (candidato republicano a Casa Branca) quanto de Barack Obama. Segundo alguns críticos a biografia de McCain erra carregada de análises pouco lisonjeiras a ele, enquanto a biografia de de Obama... Bem, a biografia de Obama só faltava canonizá-lo! Sinceramente não temos uma opinião formada sobre a "parcialidade" dos quadrinhos americanos no processo eletivo daquele país, entretanto o sítio eletrônico gringo Newsarama colocou no ar um artigo interessante sobre esse tema. Quem tiver curiosidade sobre isso pode dar uma olhadinha nele aqui

Bem, se tivéssemos a intenção de discutir todas as implicações que a eleição de Barack Obama trará para os EUA e para o mundo jamais terminaríamos esse post. Como esse blogueiro que vos fala é apenas um pobre nerd-latino-americano-sem-dinheiro-no-banco, a única coisa que resta a ele é a esperança que a ascenção de Obama ao cargo de homem mais poderoso do mundo traga uma novo ânimo para todos nós, já que depois de oito anos da administração do George Júnior ânimo é tudo que precisamos! E, para finalizar de vez esse post, segue abaixo uma "profética" foto onde Obama "coincidentemente" posa como se fosse realmente o homem mais poderoso do mundo!